sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EM CIMA DO MURO

Por que os jornalistas esportivos ficam tão em cima do muro? A resposta é simples: Pra fazer média com todo mundo. Jogadores, dirigentes, torcedores, e com os próprios colegas de imprensa. Só que no meu ponto de vista isso acaba sendo pior, até porque de tanto ficarem em cima do muro a credibilidade daquilo que eles falam com o tempo vai se perdendo.

Aqui em Santa Catarina, mais precisamente em nossa região, essa mania dos jornalistas esportivos ficarem em cima do muro está crescendo cada vez mais. Só que o problema deles não se dá pelo motivo que eu falei anteriormente, que é o de fazer média com todo mundo, e sim pelo fato de que as paixões clubisticas de cada um na maioria das vezes sobrepõem à coerência daquilo que eles falam.

Vejam, por exemplo, no caso do clássico deste domingo. Se nós analisarmos conscientemente, deixando a paixão de torcedor de lado, vemos perfeitamente que o favorito é o Figueirense. É o líder do campeonato, tem mais pontos (3 vezes a pontuação do adversário), tem o melhor ataque, tem um time muito mais entrosado, joga em casa, e por aí vai. Só que a imprensa não reconhece isto, pois toda opinião sobre o jogo é seguida daquele velho jargão de que “Clássico é clássico”.

Por que a imprensa coloca o Figueirense como favorito quando enfrenta o Joinville em casa? Por que a imprensa diz que a Chapecoense é favorita quando enfrenta o Figueirense em casa? Por que a imprensa carioca colocou o Flamengo como favorito antes de enfrentar o Vasco no Campeonato Carioca deste ano? Por que a imprensa paulista colocou o Santos como favorito antes de enfrentar o São Paulo no Paulistão deste ano? Agora, por que o líder invicto do Campeonato Catarinense ao enfrentar em casa um dos lanternas da competição não é o favorito? Já sei: porque todo mundo sabe que em clássicos não há favoritos, já que “Clássico é clássico”. Blá, blá, blá...

Em 2009 e 2010 a imprensa azul e branca dizia sem medo que o time do mangue era o favorito nos clássicos uma vez que tinha um time de série A, enquanto que o Figueirense tinha um time de série B, mesmo o Alvinegro estando junto deles na tabela de classificação.

A superioridade do Figueirense é evidente, qual o problema em admitir isso? Por que “Clássico é clássico”? Será que é porque é muito difícil para um profissional torcedor (sofredor) do time da Coxtera admitir que o Figueirense é melhor e, por conseguinte, o favorito?

Enfim, o Figueirense é o favorito e ponto final! Se não ganhar, aí são outros quinhentos. Circunstância que pode ocorrer já que no futebol nem sempre o favorito vence. Mas isso não tira o favoritismo do Alvinegro.

Difícil admitir, heim imprensa azul e branca?

Nenhum comentário: