sexta-feira, 30 de março de 2012

Estão deixando o verdadeiro torcedor do Figueirense de lado

Todos os clubes já fizeram promoção de ingressos no campeonato catarinense. Repito: TODOS OS CLUBES JÁ FIZERAM PROMOÇÃO DE INGRESSOS NO CAMPEONATO CATARINENSE, ou pelo menos diminuíram os valores dos ingressos em alguns dos setores de seus estádios, mas apenas um não fez, e provavelmente não irá fazer. Adivinhem qual é o clube que ainda não fez promoção de ingressos e sejam felizes para o resto de suas vidas.

Neste domingo teremos clássico, no Scarpelli, e a diretoria do Figueirense pelo visto não está nem aí. Na concepção deles o que vale mesmo é arrecadar, arrecadar e arrecadar. A ideologia capitalista prepondera até o último fio de cabelo. 

Na quarta-feira, por exemplo, o estádio Heriberto Hulse recebeu um baita público (22 horas), isso porque a diretoria do Criciúma não pensou duas vezes na hora de baixar o preço dos ingressos e chamar o torcedor para ficar ao lado do time, afinal de contas era um jogo importantíssimo para o definir o futuro deles na competição. E deu certo!

No caso do Figueirense, entretanto, promoções de ingressos (redução dos valores dos ingressos) acontecem muito, mas muito raramente, ou melhor, praticamente não acontecem. A diretoria prefere vender 200 ingressos, por 50 reais, do que vender 400, por 25 reais. Eles não querem público no estádio; querem vender o mínimo de ingressos pelo valor máximo que puder ser cobrado. 

Claro, torcedor para eles são os sócios, apenas os sócios e mais ninguém. Aqueles que não são sócios nada mais são do que apenas consumidores de ocasião, oportunistas para alguns, que não ajudam o clube, como um sócio, e que só vão ao estádio "na boa", ou em dia de grandes jogos.

Dizem que o Figueirense tem cerca de 14 mil sócios, um pouco mais ou um pouco menos. Pode até ser, não duvido, mas de sócios adimplentes, que pagam rigorosamente em dia, creio que não ultrapassa os 12 mil. Nos últimos cinco anos o número sócios aumentou consideravelmente, o que acabou aumentando também, por conseguinte, as receitas do clube, entretanto, sabe-se lá porque, o número de torcedores nos jogos diminuiu.

Ué? Como que o número de sócios aumenta vertiginosamente e o público nos jogos diminui vertiginosamente? Simples! O que é mais importante para um clube de futebol hoje em dia: ter receita ou ter torcida? Ter receita, é claro. Por isso o Barueri, que já foi Grêmio Prudente e que agora acho que é Barueri novamente, há dois anos estava disputando a série A do campeonato brasileiro. Eles tinham torcida? Não, mas tinham receita, como falei anteriormente, aquilo que mais interessa hoje em dia aos clubes.

Há dez anos um jogo entre Figueirense e sei lá, digamos, Tubarão, no Scarpelli, pelo campeonato catarinense dava 10 mil, 12 mil pessoas, público considerado à época normal. Atualmente, Figueirense e São Paulo dá 10 mil e o clube demonstra contentamento com o público. Por quê? Porque mesmo não indo assistir o jogo, o que importa é o cara que é sócio honrar seus compromissos com o clube, ou seja, pagar sua mensalidade em dia. Ponto final! Pouco importa se ele vai ou não vai ao jogo, isso é o de menos.

Mas é isso aí. Fazer o quê? Fico triste porque se estivéssemos na parte de baixo da tabela, numa condição ruim, certamente, para chamar os torcedores ao estádio, o valor dos ingressos seria diminuído. Nessas horas, quando o time vai mal, até os "oportunistas" viram torcedores, e os sócios são apenas sócios.

Apesar de ser sócio do clube, e de ter condições para isso, graças a Deus, nessas horas eu penso muito mais nos outros do que em mim, até porque a cada ano, a cada campeonato e a cada jogo eu sinto que o torcedor do Figueirense está deixando de ser o torcedor do Figueirense que eu, vocês e todos conhecemos. Estão dando prioridade ao torcedor "x", que corresponde a menos de 5% da torcida, e infelizmente esquecem do torcedor "y", o verdadeiro torcedor do Figueirense, que corresponde, no mínimo, a 95% da nação alvinegra. Ou será que eu estou tão errado assim?

Bom, deixa para lá. 

4 comentários:

Ingrid disse...

Verdade . Juro que não entendo isso sabia ?????
E a desculpa da Diretoria é sempre a mesma : Não pode praticar preços diferenciados nos estádios . Então , só se o Figueirense for o único clube que não pode , pois todos os outros dão um jeito e fazem sim , promoções para os seus torcedores . Alô Diretoria , Alô Lodetti , Alô Conselheiros , tem que ver isso ai .

Luis disse...

leandro sabes se o setor D é so bilheteria?

achei que iam vender no futebolcard mas nao

abs

Anônimo disse...

Boa noite!!
Desde o começo do campeonato o torcedor do figueira paga meia entrada apresentando volantes da timemania, são 5 pro setor a custando R$60,00 e 3 para os demais setores custando R$31,00, melhor que isso é só virar sócio.

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Luis, pior que eu não sei cara. Mas acredito que o setor D será apenas dos torcedores do Figueirense.


Anônimo, isso para mim é mascarar o preço do ingresso, que é caro. É uma espécie de "venda casada"; você compra um ventilador pela metade do preço, mas para isso tem que comprar um ferro também.