segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Derrota merecida

O Figueirense jogou um futebol irreconhecível ontem contra o Criciúma. Porém, tudo isso se deu em virtude do grande futebol apresentado pela equipe do sul do estado. Fazia tempo que eu não via um time chegar ao Scarpelli e jogar tão bem. Tanto é que se estivessem jogando até o presente momento creio que o Alvinegro dificilmente teria feito pelo menos um gol.

Desde o primeiro minuto de jogo todos que estavam presentes no Scarpelli notaram que o Criciúma parecia muito mais ligado no jogo que o Figueirense, e o gol veio ao natural. É aquela “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. E não de outra: de tanto insistir e por estar apresentando um futebol muito mais convincente que o Figueirense, o Criciúma chegou ao gol após uma cobrança de falta que nem dois Wilsons defenderiam.

Depois de sofrer o gol, o Figueirense esboçou uma reação, bem mixuruca, diga-se de passagem, que não surtiu efeito algum, até porque time que não chuta ao gol dificilmente fará um gol, não é verdade? Aliás, durante todo o jogo o Figueirense chutou duas bolas ao gol, sendo que ambos os chutes foram no 1º tempo.

No 2º tempo o Márcio Goiano providenciou uma alteração que no meu ponto de vista foi errônea da parte dele. Acho que ao invés dele ter sacado do time o Breitner ele deveria ter tirado o Fernandes.

Por falar no Goiano, ontem ele errou nas três substituições, pelo menos no meu ponto de vista. Primeiro que ele não deveria ter tirado o Breitner. Depois ele tirou o Léo, talvez o pior erro dele na partida. O jogador até que não estava mal, pelo contrário, só que pelo menos com ele em campo o time tinha uma opção de jogada pela linha de fundo, coisa que não teve uma vez sequer com o Túlio ocupando a lateral-direita. O Goiano matou essa opção de jogada do time. E, por fim, a entrada do Dudu, que até agora eu não entendi o que ele fez em campo. Não sei se atuou na lateral-esquerda, no meio-campo, no ataque etc. Uma substituição completamente inoportuna.

Mas, esperar o quê, também, de um atacante que nos dois últimos anos anotou apenas três gols? Vai ser difícil, muito difícil!

Ainda no 2º tempo o Criciúma teve um jogador expulso se eu não me engano aos 20 ou 25 minutos de jogo, entretanto, o Figueirense não soube aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais durante boa parte da segunda etapa. Parecia até que o Criciúma é quem estava com um jogador a mais.

Enfim, parabéns ao Criciúma por ter surpreendido a todos, inclusive os próprios criciumenses, pois o Figueirense era o favoritíssimo e ninguém imaginava que o título do 1º turno não ficaria no Scarpelli, principalmente diante de todas as vantagens que o time tinha a seu dispor.

Infelizmente, além de perder o título do 1º turno e garantir uma vaga na grande final do campeonato, o clube acabou perdendo, também, uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Não há como negar que se trata de uma derrota difícil de se aceitar.

Tomara que essa derrota não abale os jogadores e tire a confiança do torcedor, até porque tem muito campeonato pela frente, e o 2º turno já começa diante do Metropolitano nesta semana.

Foto: Cristiano Andujar/ Meu Figueira

Nenhum comentário: