quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ele, sempre ele, nos tirou a vitória

Quem acompanhou o jogo de estreia do Figueirense contra o Marcílio ficou um pouco decepcionado com o resultado de ontem da partida diante do Ibirama, os torcedores esperavam um pouco mais do time. Se tivesse jogador metade do que apresentou na primeira rodada com certeza teria chegado tranquilamente à vitória. Mas como o "se" não joga, vamos nos ater aquilo que aconteceu de fato durante os 90 minutos.

Branco colocou em campo o mesmo time da primeira partida; nenhuma alteração foi feita. No entanto, bem diferente daquilo que todos nós imaginávamos, quem começou com tudo foram os donos da casa. O Figueirense demorou um pouco para se encontrar em campo.

Aos 23 minutos o Ibirama abriu o placar com Adriano, após uma falha de cobertura do lateral-esquerdo Hélder. Por sinal, tanto Hélder como Pablo fizeram uma partida abaixo da média, certamente os dois piores jogadores do time em campo. Naquele momento os donos da casa tinham mais posse de bola que o Figueirense, mas o jogo em si estava, digamos, equilibrado.

As principais chances do Figueirense na primeira etapa foram em jogadas de bola parada. Praticamente não se viu nenhuma jogada trabalhada da equipe. Luiz Fernando, Júlio César e Aloísio pouco produziram.

Veio o segundo tempo, Branco não providenciou nenhuma alteração, porém a postura da equipe mudou. Claro, era de se esperar que o time partisse para cimaem busca de pelo menos um empate, haja vista a inferioridade no placar.

Com Luiz Fernando apagado quem começou a se destacar individualmente na equipe foi Doriva. Saiam dos seus pés as principais jogadas da equipe. Por sua vez Branco foi ousado ao tirar Túlio e colocar Héber. A substituição fez com que o time permanecesse ainda mais no setor defensivo da equipe do Ibirama, até que nunca lance individual Aloísio empatou o jogo marcando um golaço.

A partir do gol de empate o Figueirense tomou definitivamente conta da partida. Vez ou outra o Ibirama puxava um contra-ataque, porém sem exigir muito do sistema defensivo da equipe. Novamente Branco fez outra substituição. Ele tirou Luiz Fernando e colocou o meia, garoto da base, Guilherme Lazaroni, que pela primeira impressão demonstrou muita qualidade nos lances de bola parada.

Dito e feito! Após cobrança de falta originária de um cruzamente de Guilherme Lazaroni, o Figueirense conseguiu marcar o segundo gol com Aloísio, mas por infelicidade total da arbitragem o lance foi anulado.

A princípio o árbitro Célio Amorim não havia marcado absolutamente nada, jogada normal, pois apontara para o meio-campo naquele gesto tradicional que todos fazem quando sai o gol de uma equipe. Entretanto, sabe-se lá porque, o auxiliar nº 1 levantou a bandeirinha apontando uma irregularidade que somente ele deve ter visto, ou melhor, somente ele viu.

No primeiro instante todos pensaram que tinha sido marcado impedimento de Aloísio, só que as imagens mostraram e comprovaram que o atacante não estava em posição irregular. Alguns alegam que o jogador teria feito falta no zagueiro do Ibirama, mas convenhamos, aquilo não foi absolutamente nada.

Havia dito antes do jogo de ontem no twitter que o principal adversário do Figueirense contra o Ibirama não seria o próprio Ibirama, na verdade seria o árbitro Célio Amorim, tranquilamente o pior do Estado e certamente um dos piores do Brasil.

Sinceramente eu não consigo entender como é que um ser desses chega a ser aspirante ao quadro de árbitros da FIFA. É impossível imaginar Célio Amorim como árbitro, ainda mais sendo da FIFA.

Não estou derramando lágrimas da vitória que nos foi tirada descaradamente pelo Célim, como é carinhosamente chamado pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol, apenas fico enojado com este cara que sempre, repito SEMPRE prejudica o Figueirense. Os jogadores do Ibirama desceram a lenha no segundo, só que para variar apenas os jogadores alvinegros foram advertidos com o cartão amarelo.

Eu sei e todo mundo sabe que jogar em Ibirama sempre foi difícil para o Figueirense e para qualquer clube que vai jogar lá. Eu costumo dizer que Figueirense x Ibirama é o mesmo que Brasil x França. Podemos ganhar de todos, mas quando enfrentamos eles alguma coisa de diferente acontece.

Esperava mais do Figueirense? Sim, esperava muito mais do nosso time. Foi frustrante o resultado? Sem dúvida, principalmente em razão daquilo que o time apresentou na primeira rodada contra o Marcílio. Todavia, temos que levar em consideração que um empate em Ibirama é um bom resultado, mesmo sabendo que a possibilidade do Camboriú ir lá e vencer o jogo por goleada é grande, talvez maior do que a nossa.

Em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, na Bahia etc, o que eu mais vejo são dirigentes de clubes "vetando" árbitros que metem a mão no time deles, enquanto que aqui não vejo isso por parte da diretoria do Figueirense em relação ao Célio Amorim. Enquanto nada for feito ele sempre vai nos prejudicar. A ruindade dele está começando a me deixar desconfiado.

2 comentários:

Ingrid disse...

O nosso time não jogou bem , mas esse juiz pelo amor de Deus !!! Aliás , a nossa Arbitragem , bem como a Federação e o seu Presidente são uma verdadeira vergonha .
O Figueirense deveria entrar na justiça contra esse ladrão .
Ah!!! Leandro deixa eu te contar : A danadinha da minha neta , ainda tá na barriga da mãe dela , mas já me pediu presente do time do seu coração . Fui obrigada a ir na Figueira Store Comprar . rss

Anônimo disse...

Deixa pra lá, Leandro....o Delfim já foi internado....logo, logo morre. Deus é PAI! O Célio Amorim....também! Tomara que ele continue assim....sacaneando bem o Figueira...logo, logo morre ...COM UM TIRO NA BOCA....cheeeiaa de formiga. Pode escrever!