quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os piores piores do mundo estão aqui


Ano vai, ano vem, e o maior problema do futebol catarinense, o verdadeiro câncer que atormenta todos os clubes, os árbitros, continuam fazendo das suas e comentendo erros absurdos, pois 99,99% deles são extramente péssimos naquilo que fazem.

Sei que a maioria é honesta e ao mesmo tempo sei também que com alguns deles temos que ficar não apenas com um pé, mas com os dois pés atrás. Se em qualquer segmento da socidade em que vivemos existem os corruptos, vagabundos e sem vergonhas, por que no mundo do futebol e principalmente naquilo que concerne às arbitragens não seria diferente?

Esses dias teve um árbitro do futebol carioca que, pelo fato de ter sido destituído do quadro de árbitros da FIFA, do nada saiu cuspindo fogo para todos os lados acusando Deus e o mundo de serem corruptos e apenas ele o honesto. A denúncia dele tem e deve ser levada em consideração, tudo bem, só não entendi o porquê delas não terem sido feitas enquanto ele era um árbitro da FIFA. Uma cara que prega honestidade apenas quando lhe convém infelizmente, ou felizmente, não pode servir de exemplo para ninguém. No meu entender quem omite algo errado é tão culpado quanto àquele que comete o erro.

Nem vou falar do caso Edilson Pereira de Carvalho, até porque iguais a ele existem muitos. O coitado foi o bode espiatório de toda sacanagem, uma espécie de banana podre que foi retirada do cacho antes que as outras bananas fossem afetadas e acabassem caíndo junto com ele.

Mas voltando a falar dos árbitros do futebol catarinense, há muito tempo, e bota tempo nisso, os questionamentos sobre eles são muito mais discutidos do que os próprios jogos em si. Dificilmente uma partida do Campeonato Catarinense termina sem que uma atrocidadezinha seja cometida. É importante salientar que não existe clube mais favorecido e da mesma forma não existe clube mais prejudicado, todos acabam sendo beneficiados e garfados na mesma proporção.

Eu vejo árbitros bons surgirem em tudo quanto é canto do país, mesmo em praças onde o futebol é semi-profissional. Entretanto, há anos não consigo identificar no futebol catarinense um árbitro que pudéssemos dizer esse é bom. O último dois moicanos foi o Giuliano Bozzano, mas desavenças pessoas do pai dele com o Delfim não permitiram que ele continuasse apitando por aqui. Pouco tempo depois ele acabou encerrando sua carreira na arbitragem.

O quadro atual de árbitros do futebol catarinense é medonho. Para se ter ideia do nível de arbitragem que temos por aqui, Célio Amorim é considerado o melhor de todos. Isso mesmo, Célio Amorim é dito pelo presidente da FCF como o grande árbitro do nosso estado. O menino prodígio é aspirante à FIFA, vejam só.

Célio Amorim, Dadá, José Acácio da Rocha, Paulo Henrique Bezerra, Edmundo Alves do Nascimento, Jefferson Schmidt, Ronan Marques da Rosa...

Tenho certeza absoluta que a ruindade deve ser a principal matéria ensinada nas escolinhas de arbitragem em Santa Catarina.

Um comentário:

Ingrid disse...

É triste mais é verdade . Os piores do mundo estão aqui . Mas também com uma Federação dessas não dá para esperar coisa melhor .
Agora , os times é que precisam comprar essa briga , pois eles é que são os prejudicados . Ontem , por exemplo além do figueirense , o Criciúma também foi garfado . E não é a primeira vez e sempre contra o Avai .
Aliás é impressionante como o Time do Mangue é favorecido com a ajuda do apito amigo .