quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Está mais do que na hora de sermos campeões


No Campeonato Brasileiro do ano passado nós tivemos que engolir goela abaixo comentaristas e "entendedores" do futebol afirmando com todas as letras de que o Figueirense seria um dos times rebaixados por este e/ou por aquele motivo. A partir do segundo turno, quando o Alvinegro engatou a quinta marcha e disparou na tabela de classificação, os mesmos comentaristas, que anteriormente haviam cravado o rebaixamento do Figueirense, soltaram um pouco suas amarras, porém, naquele discurso prático de quem não tem o que falar, vieram com o papo de que o Figueirense era umtime pequeno que iria subumbir à força dos chamados times grandes.

Não nos classificamos à Copa Libertadores, tudo bem, mas em compensação o Figueirense conseguiu levar a disputa de uma das vagas até a última rodada, bem diferente do que todos imaginavam. O time deixou de se classificar não por ser um time pequeno, e sim porque não venceu quando mais precisava das vitórias, sobretudo nas últimas três rodadas. Na verdade perdemos para nós mesmos.

Enfim, foi muito bonito, maravilhoso, um orgulho tremendo vermos nosso time disputando uma vaga na Libertadores até os últimos minutos do campeonato, mas tudo isso passou e agora nossa realidade é o Campeonato Catarinense, que para nós começa neste sábado diante do Marcílio Dias.

São três anos sem comemorar nenhum título estadual. Neste período nosso maior rival foi bicampeão, conseguindo empatar novamente conosco em quinze o número de títulos estaduais. Nossa última conquista foi contra o Criciúma em 2008, em pleno Heriberto Hulse com um gol de Bruno na prorrogação. Três anos sem títulos é uma eternidade para quem acostumou seu torcedor a comemorar em média um título a cada dois anos na última década.
Vai ter pressão para cima do Figueirense? Vai, sem dúvida. Os dirigentes, jogadores e comissão técnica têm que estar preparados porque a pressão da imprensa e principalmente dos torcedores será grande.

O ambiente dentro do clube e fora dele é muito bom. Vivemos em um momento de paz. A maioria dos torcedores acredita piamente que deste ano não passa: voltaremos a ser campeões do Catarinense. Time por time não há como negar que o nosso é o melhor. Um time bem preparado fisicamente pode vencer alguns jogos, mas para conquistar títulos o time tem que ter qualidade. Outros atributos são essenciais também, mas a qualidade é o principal deles.

A primeira impressão é de que o time do Figueirense é bom, muito bom. Agora, se é ou não é de qualidade, apenas jogando para descobrirmos este mistério.

Nenhum comentário: