segunda-feira, 19 de março de 2012

O pior cego é aquele que não faz questão de ver


Quando um treinador insiste em algo que supostamente não está dando certo os comentaristas de futebol, gênios da lâmpada, senhores da razão e únicos conhecedores da causa, metem o pau no cara: "Não, isso está errado. Ele está cometendo um erro inadmissível, pois esse jogador tem que jogar no lugar daquele jogador", "O esquema tático que ele está tentando implementar não condiz com às características dos jogadores que ele tem a seu dispor" etc.

Da mesma forma acontece quando um árbitro, ou o trio de arbitragem comete um erro, na visão deles, clamoroso: "Como é que pode o árbitro ter marcado um pênalti daquele?", "É inaceitável que um árbitro de futebol possa ter dado falta neste lance", e por aí vai.

No entanto, quando o erro, a leviandade e o escracho é ou são cometidos pelos doutores da bola, no caso os comentaristas de futebol, infelizmente não há quem os critique, a não ser nós, até porque não existe a autocrítica em relação as inúmeras bobagens ditas, já que tudo que eles falam é o certo e ponto final.

Ontem, no jogo entre Metropolitano e Figueirense, o árbitro Ronan Marques da Rosa marcou um pênalti escandaloso a favor do time da casa e mesmo assim alguns comentaristas de futebol, não de arbitragem, tiveram a coragem de dizer que ele acertou na marcação. Se aquilo foi pênalti a minha avó é uma bicicleta (sic).

Vem cá, me diz uma coisa: Será que é extremamente penoso admitir o erro e depois ter que voltar atrás na opinião sobre um lance como aquele do "pênalti" cometido pelo Sandro? Acho feio, lamentável um comentarista persistir com a opinião errônea só para não se contradizer ou acabar tendo que voltar atrás naquilo que disse. Admitir um erro não é demérito para ninguém, pelo contrário, trata-se de uma virtude. 

Aí o Sr. Spock, espertalhão como é, chama o torcedor de apaixonado, porque para ele (torcedor) obviamente não foi pênalti, uma vez que por ser torcedor contra o time dele nunca nada é nada e tudo sempre é tudo, mas em contrapartida, eu, como torcedor, ou melhor, como uma pessoa que tem a visão 100% perfeita, me vejo na obrigação de chamá-lo de cego por ter ele ter dito e afirmado com todas as letras que aquilo foi pênalti.

Por muitas vezes achei, quer dizer, tive certeza que comentários deste tipo eram feitos porque a paixão clubística prevalecia, incorporava na alma do cidadão, mas pelo visto, entretanto, percebe-se claramente que a ignorância e falta de conhecimento de causa é muito maior do que tudo isso.

Parabenizo àqueles que são humildes e voltam atrás nos comentários, como o Rodrigo Santos, lá de Brusque. Num primeiro momento ele disse que foi pênalti, mas depois de rever o lance na televisão ele confirmou o que todos viram, ou seja, que não foi pênalti.

Saber reconhecer o próprio erro é para poucos. É desse tipo de comentarista que a croniqueta esportiva de nosso Estado está precisando.

2 comentários:

Anônimo disse...

Falou tudo e mais um pouco. É importante citar seu Renato Semensati que também nao quis voltar atrás do seu comentário.

jeff.sat disse...

Eles sempre estão contra o figueirenseja to acostumado