quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dilema...

O Figueirense convive com um dilema: troca ou não troca de treinador? Enquanto outros treinadores que já passaram por aqui foram demitidos por muito menos - coloca menos nisso -, Argel ao que parece continua firme e forte no comando técnico da equipe, mesmo que o time esteja há oito jogos sem vencer. O jogo de amanhã diante do Atlético/GO, diga-se de passagem, lanterna da competição, será o divisor de águas para definir de uma vez por todas se ele fica ou não fica. Creio que apenas uma vitória garante sua permanência no cargo, caso contrário é "Adeus, Tia Chica" e "Um abraço para o gaiteiro".

Minha opinião: Acho que o Argel é o menos culpado de toda a situação pela qual o time do Figueirense está passando na competição, no entanto continuo achando ele muito fraco e com pouca experiência, pouca cancha para treinar um time de série A. Nas últimas duas ou três temporadas os dirigentes alvinegros vêem tendo mais sorte do que juízo. É bem verdade que eles apostaram no Márcio Goiano, e de certa forma deu certo; apostaram no Jorginho, e também foi outro que deu certo; apostaram no Branco, e tirando as finais do campeonato catarinense, o trabalho dele foi quase perfeito; e, por fim, resolveram apostar agora no Argel, que até o presente momento infelizmente não mostrou a que veio. O discurso é forte, mas na prática nada daquilo que ele fala acontece. Não há treinador que resista no cargo se o time que ele treina não vence as partidas, mesmo que o rendimento da equipe seja satisfatório.

Hoje em dia o trabalho de um treinador de futebol se resume apenas em duas coisas: vitórias e, consequentemente, títulos. Treinadores que comandam equipes que fazem boas campanhas, mas que em contrapartida não ganham nada, normalmente não são bem quistos. Tem um treinador lá na Itália, se não me falha a memória o nome dele é Claudio Ranieri, cujo currículo apresenta passagens por grandes times, como Chelsea, Atlético de Madrid, Inter de Milão, Roma e Juventus, por exemplo, nunca conquistou absolutamente nada, nem mesmo um torneio quadrangular de pré-temporada. Sendo você presidente de um clube de futebol, por acaso contrataria um treinador como ele para ser o comandante de sua equipe? Se fosse eu, claro que não! Mas há quem contrate, há quem insista em algo cuja tendência é de que 99.99% da chance de dar errado é praticamente certa.

Voltando ao assunto "Argel", realmente o jogo contra o Atlético/GO pode, ou melhor, deve definir futuro dele no comando na equipe. Se o Figueirense não voltar de Goiás com uma vitória, penso que no dia seguinte outro treinador tem que ser apresentado no Scarpelli, até porque nem mesmo os treinadores considerados top's de linha resistiriam.

Depois do jogo de amanhã voltamos a conversar...

Nenhum comentário: