segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Interatividade, ou melhor, falta de interatividade

"É no mínimo engraçado.
Vivendo em plena era da informática e da informação em tempo real, os apresentadores da Rádio CBN/Diário (com exceção do estimado Mário Motta), não sabem o que significa a palavra INTERATIVIDADE, muito menos aplicá-la em seus programas.
A interatividade é uma forma de comunicação que permite interagir, de forma dinâmica, com a fonte da informação ou o seu emissor.
Infelizmente não é isso o que acontece atualmente. A equipe de esportes da Rádio CBN/Diário simplesmente ignora a participação de seus ouvintes nas jornadas esportivas e no programa "Debate Diário", que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 13 às 14 horas.
Contando com uma suposta superioridade na audiência, fazem o que querem com os ouvintes, principalmente aqueles acessam o seu chat (ferramenta riquíssima e que oportuniza um interessante debate de idéias em tempo real). As pessoas que se utilizam do chat são tratadas como se fossem obrigadas a estar ali, ouvindo tudo o que os integrantes da “mesa” falam, sem que suas “vozes” sejam ouvidas. Vez por outra fazem menção a uma ou outra intervenção de algum “comentarista” do chat, quando não se valem de informações comentadas para abastecer os seus próprios blogs.
Além dessa falta de respeito para com o ouvinte, não são poucas às vezes em que ironizam alguns comentários que são escritos no chat, como se a graça da informação fosse uma dádiva que somente eles possuem. São verdadeiros iluminados!
Uma prova contundente da falta de respeito e do desinteresse por parte dessa gente que se diz íntima da interatividade (?) foi o caso da bomba jogada no Estádio Heriberto Hülse em Criciúma e que vitimou o senhor Ivo Costa. No dia posterior a esse acontecimento, replicando notícia que ouvi na Rádio Eldorado, participei do Chat da CBN ("Debate Diário"). Na oportunidade informei ao “controlador” do chat (Renato Semensati) que o nome de um dos envolvidos naquele crime era Franklin, enfatizando que ouvira a informação da boca do próprio policial que efetuou a prisão do elemento (em declaração rápida a questionamento do repórter da rádio de Criciúma). Eu tinha certeza de que a notícia era quente, até porque não seria nenhum demente ou irresponsável a ponto de divulgar fato de tamanha gravidade sem que tivesse a máxima certeza de sua fonte. O “controlador" do chat (Renato Semensati) não foi capaz de fazer a mínima menção ao meu comentário. Três dias, repito, três dias depois veio a confirmação de que o tal Franklin era um dos principais envolvidos naquele crime que se cometeu na Capital do Carvão.
Em suma, ouvinte interativo, na concepção da equipe de esportes da CBN/Diário, é como se fosse um mal necessário. Não dão crédito, não dão atenção, não se interessam pelos comentários, ironizam suas participações. E vejam a diferença: A CBN Nacional utiliza a ferramenta do chat nas suas transmissões, direto do campo onde as partidas estão acontecendo. Isso é tempo real, isso é respeito ao ouvinte, isso é INTERATIVIDADE. Deu pra entender ou querem que eu desenhe?
Esperar o quê de uma equipe que ainda trata computador como se fosse “burro de lata!”

Texto interessantíssimo retirado do blog Senaoquezdiz do amigo Jorge Oliveira. Vale a pena lê-lo, pois retrata piamente a falta de interatividade da rádio CBN com os torcedores que tentam participar dos programas da mesma.

3 comentários:

Anônimo disse...

esperar o que de uma radio que poe miguel anao de jardim livramento para fazer comentarios, roberto ovas para coordenar a mesa de debate (nao sabe mexer na internet para fazer um blog, por isso ele usa o videoblog), paulo k.brito com sua arrogancia e prepotencia, alem do bossal do semenchato que acha que é o ban ban ban

um bom debate começaria com rodrigo faraco, helton luiz, rafael faraco, e lino, pelo menos seria um debate mais profissional..

Anônimo disse...

Eles tão mais preocupado em falar das peladas deles no categeró e de dominó do que falar do que realmente interessa, e o Brito só sabe falar mau e desmerecer tudo o que se refere ao alvinegro.

Anônimo disse...

É a rádio do Bvai, dos gayúchos.....menos a rádio da torcida como eles enfatizam...