quarta-feira, 17 de novembro de 2010

APROVEITAR O QUE RESTA DE CAMPEONATO BRASILEIRO

Já que o Campeonato Brasileiro desse ano definitivamente acabou para o alvinegro, até porque o objetivo principal foi conquistado, ou seja, o acesso à série A, creio que a diretoria do Figueirense deveria antecipar as férias de parte do elenco, principalmente aqueles que fizeram parte do time titular, tendo em vista o início da temporada do ano que vem.

Quanto antes forem antecipadas as férias dos jogadores além da comissão técnica, é claro, igualmente será antecipado o início da pré-temporada do ano que vem.

O atual calendário do futebol brasileiro prejudica bastante os clubes, já que os campeonatos estaduais começam na maioria das vezes no início da segunda quinzena do mês de janeiro.

Grande parte dos campeonatos estaduais tem início com os principais jogadores dos clubes em fase inicial de condicionamento físico, fazendo com que por diversas vezes os clubes comecem os estaduais com os jogadores das categorias de base.

Seria interessante, além disso, que nos próximos jogos contra Guaratinguetá e Paraná, fossem dadas oportunidades aos jogadores que foram pouco aproveitados na série B. É bem verdade que apenas dois jogos não servirão de parâmetro para o aproveitamento ou não de alguns jogadores para o ano que vem, mas surpresas acontecem, e uma oportunidade como esta não pode ser desconsiderada.

Quanto ao atual grupo de jogadores, sabe-se que alguns jogadores não ficarão, o que é normal. Uns não ficarão por terem sido pouco aproveitados, outros por não terem rendido o esperado, e até mesmo alguns que serão negociados.

Acredito que no mínimo 70% do grupo atual deve ser mantido, principalmente o time titular.

Ontem li ou ouvi em algum lugar, não recordo exatamente aonde, que três jogadores dificilmente permanecerão. Tanto o William, quanto o João Felipe e o Roger Carvalho seriam estes jogadores.

Sinceramente, não acredito que o Roger Carvalho e o João Felipe sairão numa só tacada. Talvez um deles realmente saia, mas à saída de ambos acho improvável.

Quanto ao William acho que dificilmente ele permanecerá. Lembro que antes do jogo contra o América/RN, no Scarpelli, do nada acabei conhecendo o pai do William, o Seu “Motor”, e ele acabou me confidenciando que é quase certa a saída dele, tendo em vista que seu empresário, o Eduardo Uram, recebeu propostas de alguns times do exterior e a negociação dele é praticamente inevitável.

Embora não o tenha mencionado anteriormente, outro jogador que poderá deixar o Scarpelli é o voltante Ygor. O assédio sob o jogador foi grande. Lá pela metade do Campeonato Brasileiro alguns clubes, principalmente o Grêmio, do Renato Gaúcho, que gosta muito do seu futebol, quase o levou. Agora, com o final da temporada, não restam dúvidas de que o Grêmio tentará levá-lo novamente. Espero que ele fique. Apesar de complicada, sua permanência seria fundamental já que ele foi uma peça importantíssima no time titular do Figueirense.

Algumas renovações de contrato são essenciais no meu ponto de vista. O zagueiro João Paulo Goiano e os laterais Bruno e Helder (não sei ao certo se ambos têm contratos até o final desse ano ou até o final do ano que vem), o volante Túlio e o atacante Reinaldo merecem ter seus contratos renovados.

Claro que contratações devem ser feitas. Quanto mais qualificado for o grupo de jogadores, melhor. Mas a base deste ano deve ser mantida. É um esforço que valerá a pena, com certeza. A temporada agora será outra. Os adversários serão muito mais qualificados do que os da série B, evidente.

Acerca disso, quero acreditar que a diretoria saberá o que fazer. Espero que com um aporte financeiro maior (4 ou 5 vezes maior do que o desse ano) sejam contratados jogadores de nível e com condições para que o Figueirense possa disputar de igual para igual com os demais clubes o Campeonato Brasileiro do ano que vem.

Por fim, desejo toda sorte do mundo à diretoria na montagem do elenco para o ano que vem. Torço para que dê tudo certo!

Nenhum comentário: