segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

NOTICIÁRIO FEITO PARA UM TIME SÓ

Eu sei que Santa Catarina vive um momento complicado devido às fortes chuvas que vêm devastando cidades em todo o Estado, e por isso as notícias relacionadas a este assunto devem ser tratadas prioritariamente sobre as demais, até porque a vida de uma pessoa ou de toda uma família é muito mais importante do que uma partida de futebol.

Entretanto, como os noticiários, digo jornais do horário do almoço, devem tratar de todos os assuntos ou pelo menos os mais relevantes, o Jornal do Almoço do grupo RBS não poderia deixar de lado a situação pela qual está passando o Figueirense no Campeonato Catarinense quando o esporte estiver em pauta e sendo discutido no referido jornal televisivo.

O Jornal do Meio Dia, da RIC Record, que é apresentado pelo Hélio Costa, por exemplo, todos os dias e independentemente se há rodada ou não do Estadual, após apresentar as principais notícias do dia, dá um espaço para o esporte catarinense, mais precisamente o futebol. Tanto o Figueirense como o time do mangue têm o mesmo espaço no jornal, sendo que as matérias e os comentários de ambos são apresentados equilibradamente e com isonomia. Ou seja, não há uma preferência para nenhum clube, sendo que isso, pelo menos pra mim é o que todos chamam de bom jornalismo, ou profissionalismo.

Diferentemente disso, na RBS acontece o contrário. O futebol que é lá tratado tem como base a paixão clubística de cada “profissional”, e isso todo mundo sabe. O Figueirense goleou o Brusque, jogou um partidão, assumiu a liderança, mas eles me colocam o Anão de Jardim (apenas ele) para comentar a rodada do final de semana do Estadual? E o pior, ao invés do toquinho de amarrar pônei comentar sobre a vitória do Alvinegro ele consumiu 80% do seu precioso tempo para ficar falando da péssima fase do time da Coxtera. Só faltou ele dizer que o Figueirense havia vencido o Brusque por causa do gramado molhado, credo.

O Anão de Jardim deveria falar na TV o que ele escreve na coluna que ele tem no jornal Hora Atrasada de Santa Catarina, até porque no jornal ele fala muito mal do time do mangue e não pega tanto no pé do Figueirense. Seria este um caso de imposição da alta cúpula da emissora, ou então, não é ele quem escreve a coluna no jornal? Eu acredito em ambas as hipóteses.

Nenhum comentário: