terça-feira, 1 de março de 2011

Querem aparecer mais que o clube

Repito o que falei no dia de ontem: Fui totalmente contra a demissão do Márcio Goiano.

Eu não sou daqueles que fica chorando quando um jogador é negociado, ou então, quando um treinador é demitido, pelo contrário. Todos eles seguem suas carreiras, enquanto que o clube permanece onde está. O que eu não acho certo é quando uma dessas situações ocorre sem que se dê ao torcedor e a qualquer interessando uma justificativa plausível e coerente. O que não foi e não está sendo neste caso.

Primeiramente, cumpre ressaltar que o Goiano foi demitido porque tem gente na diretoria do Figueirense, ou melhor, vamos ser sinceros e dar nomes aos bois, o presidente do clube, Nestor Lodetti, quer aparecer mais do que jogador e treinador. O presidente do Figueirense é um pavão que se preocupa muito mais com sua imagem do que com a imagem do clube, ou será que eu estou errado? Ninguém consegue notar isso? Será que as viúvas carpideiras do presidente do Figueirense vão aparecer aqui para defendê-lo e dizer o contrário? Dirigente não tem que aparecer, tem que fazer o seu trabalho sem ser notado. Infelizmente isso não acontece no Figueirense!

Ninguém vai conseguir me convencer que a demissão do Goiano se deu pelos resultados obtidos dentro de campo, ou melhor, pela falta deles. Até ontem o time do Figueirense era considerado uma máquina, cujo futebol apresentado era dito por todos como o melhor do estado. Como é que uma derrota, mesmo sendo difícil de se aceitar, é verdade, pode fazer com que tudo aquilo que era dito fosse agora para o ralo? Se o time do Figueirense tivesse conquistado o 1º turno do Campeonato Catarinense a diretoria iria demitir o Márcio Goiano?

Como bem disse o Tainha, o Goiano foi demitido com um aproveitamento superior a 60%. Foram 36 vitórias, 22 empates e 12 derrotas em apenas 1 ano a frente do comando técnico da equipe. Citam treinadores no Brasil com um aproveitamento como este? Sem contar que o Figueirense foi o primeiro time do Goiano como treinador.

Na verdade, demitiram o Goiano porque ele era um cara que não aceitava o que impunham a ele, até porque o que era imposta não era o correto. Ou será que ninguém sabe ainda (estes devem ser os mesmos que nos chamam de corneteiros) que existe uma pressão muito grande nos bastidores do clube para que os jogadores da Brazil Soccer sejam escalados? Ou será que ninguém sabem ainda (estes devem ser os mesmos que nos chamam de corneteiros) que um empresário de jogadores tem mais autoridade e mais poder que o presidente do Figueirense?

O torcedor do Figueirense, bem como eu imaginava, ficou puto, indignado com a demissão do Goiano. Também, não era pra menos. Tentem colocar na cabeça do torcedor como é que o treinador da sua equipe é demitido sumariamente se até ontem ele era considerado um dos principais responsáveis pelo belo futebol que o time vinha apresentando?

A atual diretoria do Figueirense não é profissional. Não me causou surpresa a demissão do Goiano. O que me causou surpresa foi o tempo que ele esteve no comando da equipe. A presidência do Figueirense não pode ser ocupada por quem age apenas como torcedor, ou por quem queira aparecer mais do que os outros. O presidente do clube tem que ser um torcedor, porém agir com profissionalismo. Ele tem que deixar as particularidades de lado e agir em nome do clube, para o bem do clube.

Os torcedores alvinegros não gostaram deste absurdo cometido pela atual diretoria. Agiram sem pensar nas consequências de uma demissão injustificada. Aliás, temo pela sequência do time no Campeonato Catarinense e no restante da temporada. Não quero fazer terra arrasada com a demissão do Goiano, quero apenas frisar que a diretoria do Figueirense não agiu profissionalmente neste caso.

A demissão do Goiano foi mais um dos erros cometidos por esta diretoria do Figueirense. Eles deveriam se demitir e sair do Figueirense o quanto antes. Todo mundo acha que a situação pela qual o Figueirense está passando fora dos gramados é uma maravilha, com um exemplo de gestão, mas aí é que se enganam.

Por fim, no meu ponto de vista o Goiano foi enxotado do clube porque era correto demais. E por ser correto demais acabou sendo colocado pra fora do clube em que foi ídolo duas vezes: primeiro como jogar e depois como treinador.

Melhor assim Goiano... No mundo de hoje quem é correto demais acaba ficando pra trás. Mas que você tenha muita sorte em sua carreira, até porque além de merecer, você já é um grande treinador. Tem no currículo algo que muitos treinadores que estão há muito tempo no ramo não tê.

Boa sorte Goiano! Boa sorte Figueirense! Seja o que Deus quiser!

DIRETORIA DE MERDA, E AINDA POR CIMA, AMADORA!

Um comentário:

Alexandre M. de Borba Rosa disse...

Matasse a pau. Exatamente o que eu penso.
Inclusive já escrevi algo parecido lá na comunidade do Figueira no orkut.

Costumo dizer que o presidente do Figueirense é um "fanfarrão", adora chamar a atenção, dar discurso, subir em mesa e cadeira para falar alto, bater no peito, chamar a torcida. O que o Prisco tinha de frieza, o Lodetti tem de "estardalhaço".
O presidente de um clube de futebol deveria sempre pensar no melhor para o clube, e não no que lhe convém. Só não enxerga quem não quer, o Sr.Lodetti olhou só para o seu umbigo e deixou falar mais alto seu ego e sua vaidade ao demitir o Goiano.

E ainda tem maluco que defende. Ainda bem que não tens o rabo preso, porque já vi gente defendendo esses imbecis.