Hoje começa a Copa São Paulo para o Figueirense. O Alvinegro enfrentará o Nacional de Manaus, pelo grupo "X" da competição. A partida está marcada para às 16 horas.
A Copa São Paulo é o principal torneiro do Brasil na categoria sub-18. Em 2008 fomos campeões, com uma belíssima campanha. Alguns jogadores se destacaram, como Gustavo (goleiro), William Matheus (zagueiro), William Massari (lateral-esquerdo), Edson Galvão (volante), Maicon Talhetti (meia), e Marquinhos (atacante). Outros jogadores também tiveram uma boa participação, mas estes foram os que mais se destacaram.
Surgia, então, uma leva de jogadores com grande qualidade para o time principal do Figueirense jamais vista. No entanto, de todos os jogadores que foram campeões da Copa São Paulo em 2008, o zagueiro William Matheus foi o mais aproveitado entre os profissionais. Por muito tempo ele foi titular do time no Brasileirão de 2008, que culminou no rebaixamento à série B.
O meia Talhetti, para o muitos o melhor jogador da Copinha naquele ano, também teve várias oportunidades no time principal, mas nunca foi nem sombra do que se esperava dele. Algumas lesões também atrapalharam o prosseguimento da carreira do jogador no Figueirense.
O que eu quero dizer com isso? Ter sido campeão da Copa São Paulo sem dúvida foi algo extraordinário e inimaginável, mas ao mesmo tempo nenhuma daquelas grandes promessas vingou. Desde então poucos jogadores surgiram da base do Alvinegro. Se não me falhe à memória apenas Lucas, Juninho, Roberto Firmino e Rafael Coelho, em três ou quatro anos de trabalho.
Espero que neste ano seja tudo diferente. Pode até não vencer, mas que surjam jogadores de qualidade, e com condições de fazer parte do elenco de profissionais do Figueirense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário