terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Problemas" normais de todo início de temporada

As duas principais reclamações que 99,99% dos treinadores fazem no início de temporada é a falta de condicionamento físico de seus atletas e a falta de entrosamento de suas equipes.

A falta de condicionamento físico é natural, haja vista que nas férias os atletas dificilmente se exercitam e normalmente passam um pouco da conta na comida, na bebida, nas festas etc. E convenhamos que isso não é nada demais. Afinal, é um direito que todo jogador tem, assim como eu, você ou qualquer pessoa que se considere "normal". Por outro lado, a consequência é que nos seus retornos das férias, dependendo daquilo que foi feito durante o período de descanso, alguns jogadores acabam se condicionam com mais facilidade e rapidez, enquanto outros levam um pouco mais de tempo.

Já a falta de entrosamento é talvez o menor de todos os problemas, a não ser que todo time seja reformulado. Quando um ou outro jogador sai, e por conseguinte chega, a falta de condicionamento físico acaba sendo compensada com o entrosamento dos atletas, o que aparentemente vem demonstrando ser o caso do Figueirense.

Apesar do desmanche ocorrido ao final do ano passado, onde os principais jogadores do time titular acabaram partindo para outros clubes do Brasil e até mesmo do exterior, o que deve ser levado em consideração é que uma base foi mantida. Nos três primeiros jogos, Branco colocou em campo exatemente o mesmo time. Não houve nenhuma alteração na equipe. Dos onze titulares, apenas três jogadores não faziam parte do elenco do Figueirense no ano passado: Fred, Doriva e Luiz Fernando. É bem verdade que João Paulo, Pablo, Hélder e Aloísio eram reservas da equipe, mas com contrapartida treinavam uns com os outros todos os dias e de vez em quando atuavam juntos no time principal, começando como titulares ou então durante o andamento das partidas.

Não sou especialista na área da educação física, porém acredito que a falta de entrosamento que o time do Figueirense demonstra algumas vezes durante os jogos na verdade não diz a falta de entrosamento em si, mas a falta de um preparo físico ideal de seus jogadores. Entenderam o que eu quis dizer? Alguns jogadores estão capengando no início desta temporada e o maior exemplo é o Júlio César.

Quando o Júlio César chegou, no ano passado, apesar da "falta de entrosamento" com a equipe o rendimento dele foi acima do esperado, não houve problemas à época. Agora, totalmente adaptado com a equipe, ao que parece o "problema" não é o entrosamento, mas a falta de um condicionamento físico ideal. Vejo o Júlio César meio paradão em campo, demorando um pouco para chegar nas bolas, bem diferente do que estamos acostumados Lembram como ele marcava a saída de bola dos times adversários?

Espero que o mesmo esteja acontecendo com a nossa dupla de zaga e com os nossos laterais. Não os acho ruins, pelo contrário. O Edson Silva também havia deixado uma má impressão em seu primeiro jogo com a camisa do Figueirense, no entanto, quando adquiriu a forma física ideal todos viram o quanto ele rendeu, chegando ao ponto de colocar no bando o então titular e capitão, João Paulo.

Melhor ter um time demorando um pouco para entrar em forma, adquirido-a gradativamente aos poucos, do que ter um time na ponta dos cascos na hora errada e com inúmeros jogadores afastados por causa de lesões musculares bem como aconteceu diversas vezes no ano passado.

Nenhum comentário: