sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Time mais "estrangeiro"


Levando-se em consideração apenas os jogadores nascidos numa pátria que não o Brasil, vocês sabiam que dentre os vinte integrantes da série A do Campeonato Brasileiro, Figueirense e Cruzeiro são os times que contam com mais jogadores estrangeiros em seus elencos? No total são quatro jogadores estrangeiros: Pittoni (Dáblio Two), Canuto, Saldívar e Niell.

Existem três casos em que o número de estrangeiros é o mesmo; no Botafogo, no Corinthians e no Fluminense. Todavia, no caso destes três times nem todos os estrangeiros são realmente de outro país.

Botafogo: 3 estrangeiros + 1 brasileiro naturalizado japonês (Túlio Tanaka);
Corinthians: 2 estrangeiros + 2 brasileiros naturalizados português (Liédson) e qatarense (Emerson Sheick);
Fluminense: 3 estrangeiros + 1 brasileiro naturalizado português (Deco).

Até ontem contratar um jogador estrangeiro era algo de outro mundo, um fato histórico em nossa cidade. Lembram daquele zagueiro argentino Mazzoni (no centro) que foi contratado pelo Figueirense, mas que por problemas de documentação nunca chegou a jogar no time principal?

Hoje em dia é mais do que normal ter jogadores de outros países no futebol brasileiro, principalmente porque o custo-benefício é bem baixo.

Boa sorte aos gringos!

2 comentários:

Michel Vieira disse...

E o inte?

D'alessandro
Guiñazu
Bolatti

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Mas no caso do Inter são três estrangeiros. O Figueirense e o Cruzeiro têm quatro genuinamente estrangeiros, nascidos em outro país diferente do Brasil.