A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem reste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança da vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar no começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimônia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até o pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição no Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romando é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela. (Fonte)
Para quem não sabe o Figueirense enfrentará amanhã o Brusque, no Scarpelli, pela oitava rodada do primeiro turno do Campeonato Catarinense. Os onze titulares de Branco provavelmente serão: Wilson; Pablo, Canuto, Fred, Guilherme Santos; Ygor, Túlio, Roni, Luiz Fernando; Niell e Júlio César.
Aloísio não joga devido ao terceiro cartão amarelo que levou no clássico; no seu lugar entra o atacante Niell, enquanto que no meio-campo ainda existe uma dúvida. Na verdade muito mais do que uma dúvida, um mistério. Acho que Luiz Fernando entra no lugar de Toró, já que em casa diante da fraca equipe do Brusque não consigo imaginar o Figueirense jogando com três volantes, ainda mais precisando da vitória.
Temos que jogar com dois meias, não com três volantes. Partir para cima deles, fazer gols e ficar com um saldo ainda melhor. Com todo o respeito ao Brusque, mas no Scarpelli quem manda é o Figueirense e ponto final.
É vencer, vencer e vencer. De repente, com uma vitória amanhã, dependendo dos resultados nos demais jogos da rodada, podemos, quem sabe, ao final dela chegar na primeira colocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário