sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mostram os números, mas não falam como chegam neles


Pois é, do dia para noite ao que parece o time da cidade do balé se tornou o trem pagador do futebol catarinense. A ânsia é tão grande que sequer esperaram o final do primeiro turno para se chegar nesta conclusão.

O time da cidade do balé jogou três partidas em casa neste ano (Camboriú, Figueirense e Chapecoense) e a média média de público foi de 7.391 torcedores por jogo. O Figueirense também jogou três partidas em casa (Marcílio Dias, Metropolitano e Criciúma), mas em contrapartida a média de público foi um pouco menor, cerca de 6.628 mil por jogo.

Mas, como de costume, mostram os números, porém não apresentam como se chega neles. Vejamos a seguir a verdade sobre os fatos:

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina; a população é de aproximadamente 600 mil habitantes. Florianópolis, ou melhor, a Grande Florianópolis, no entanto, tem aproximadamente 800 mil habitantes.

Joinville tem apenas um clube de futebol profissional, no caso, o JEC. Florianópolis, todavia, tem dois clubes que, consequentemente, dividem o número de torcedores em relação aos habitantes, coisa que não acontece em Joinville.

Os ingressos para os jogos do Joinville variam entre 25, 35 e 45 reais (Fonte). Nos jogos no Scarpelli, por exemplo, os ingressos variam entre 50 e 100 reais. Os ingressos mais caros lá são os mais baratos aqui.

O Joinville enfrentou em casa dois dos postulantes ao título (Figueirense e Chapecoense), sendo que o jogo contra o Alvinegro foi o que contou com mais torcedores na Arena. Já o Figueirense enfrentou apenas um dos postulantes ao título (Criciúma) e este jogo, à época, não valia muita coisa, já que havíamos perdido na rodada anterior para a Chapecoense e estávamos praticamente fora da disputa do turno.

Dois dos três jogos do Joinville em casa foram sábado ou domingo (Camboriú e Figueirense). Dois dos três jogos do Figueirense foram no meio da semana (Metropolitano e Criciúma).

Nos últimos trezentos Campeonatos Catarinenses o Figueirense foi o verdadeiro trem pagador da competição, mesmo nos anos em que não chegou às finais. E vai continuar sendo assim por muito, muito tempo.

O Joinville é o trem pagador do futebol catarinense colocando pouco mais de 7 mil pessoas em seus jogos em casa na maior cidade do estado com apenas um time profissional? Deveriam, no mínimo, por a soma das médias de público do Figueirense e do time do mangue para, aí sim, serem denominados o trem pagador do futebol catarinense.

O maior público do Joinville foi num jogo contra o Figueirense; o maior público de Ibirama foi num jogo contra o Figueirense; o maior público da Chapecoense foi num jogo contra o Figueirense; o maior público do leão banguela foi num jogo contra... Essa eu deixo para vocês descobrirem.

Números podem ser contestados, mas contra fatos não há argumentos. Apresentei os fatos e, quem quiser contestá-los, por gentileza, fiquem à vontade.

PS: Adivinhem quem foi o autor da pérola em chamar o Joinville como trem pagador do futebol catarinense?

5 comentários:

Bruno disse...

Perfeito Leandro, não tem o que falar. Não esperam nem o 1° turno pra postar esses dados (o que ainda seria errado).
Agora eu DUVIDO que eles vão voltar com as médias de público ao fim do campeonato, pois as da torcida alvinegra vão ser as maiores (lê-se: verdadeiro trem pagador de SC), e disso não vão falar. Mas atrasa em 1 dia a parcela lá do Elias pra ver as notícias rolando por aí.


E Leandro, se queres uma sugestão, seria bom poder comentar usando Facebook ou Twitter. Dá uma certa preguiça logar com a conta do google, hehehe.

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Beleza, Bruno. Vou ver o que dá pra fazer aqui. Sou meio tanso com essas coisas.

Ingrid disse...

Acho ridícula essas comparações que fazem com o números de torcedores de Joinville , Criciúma , etc com o Figueirense . Além das que você já citou , Florianópolis tem suas particularidades , como : O interior geralmente não torce para time da Capital . Existem muitas pessoas de fora , que moram aqui e que torcem para outros times .
Entre outras coisas .

Marcos disse...

Aquele blogueiro é um idiota! Ainda bem que hoje "quase" todos sabem disso.

Trem pagador? É UM IMBECIL MESMO!

Marcos disse...

Só faltou dizer uma coisa. A reportagem daquele idiota é totalmente de acordo com as regras de sua empresa.

Acordem, o Joinville agora possui bala na agulha. Tem um uniforme que vai render R$ 750.000,00 / mês. Sendo assim, chefinho deve ter dito "bajula os caras que vamos vender mais".

O que eles fazem aqui com Bvai e Figueira, eles fazem lá também.

Logo, logo deve haver um "café com o coelho"...