terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Não perco meu tempo


Quem acompanha o meu blog sabe que eu não sou de ficar pedindo paz aos torcedores, principalmente quando os jogos envolvem clássicos entre Figueirense e Avaí. Não é que eu não queria paz nos estádios. Claro que eu quero. Não gosto de violência e acho que quem as comete não merece o meu, o seu e o nosso respeito, ainda mais se os atos de violência são praticados contra pessoas que nada tem a ver com os problemas deles. Evito esse tipo de gente ao meu lado, mesmo que sejam torcedores alvinegros. Não importa.

Por mais que tenhamos uma paixão em comum, existe uma diferença gigantesca entre o torcedor, o baderneiro e o bandido. Sabem por que eu não faço parte dessas campanhas de paz nos estádios? Simplesmente porque eu não tenho que fazer, ou melhor, não devo fazer. Não é o meu papel ficar rogando pela paz sem que haja uma contrapartida. Não tenho que ficar pedindo paz se no final das contas não existe justiça ou se existe infelizmente demonstra ser totalmente ineficaz. 

Aqueles que cometem ilícitos deveriam em tese ser punidos. Simples assim. Ficar repetindo as mesmas coisas sem que haja uma solução definitiva para resolver todos os problemas, ou pelo menos uma parte deles, no meu ponto de vista não é o mais correto. Com todo respeito, dar murro em prego é algo que eu não costumo fazer.

Do que adianta eu ficar suplicando pela paz se em todos os clássicos os mesmos arruaceiros aprontam, atacam, agridem, são detidos preventivamente, posteriormente são soltos e nada acontece com eles? Os caras ficam numa boa, esperam o próximo clássico, armam estratégias para confrontar a torcida adversária, fazem o dobro em relação ao que fizeram no primeiro encontro, aprontam, atacam, agridem, são detidos preventivamente, posteriormente são soltos e novamente nada, absolutamente nada acontece com eles.

Aí eu vou perder meu tempo pedindo paz nos estádios? Eu não. Deus me perdoe por falar uma coisa dessas, mas eu prefiro ser realista do que ficar me iludindo com algo que jamais vai acontecer. Claro, se tudo continuar da forma como está.

Conselho: Não percam mais seu tempo pedindo paz; peçam justiça, mesmo que ela esteja totalmente desacreditada. Peçam pela solução definitiva dos problemas, não por uma alternativa que até hoje não deu solução aos atos de violência que acontecem antes, durante e após os clássicos entre Figueirense e Avaí.

Nenhum comentário: