segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O primeiro turno é nosso

O Figueirense pintou e bordou em Camboriú. Se ainda restavam dúvidas de que não temos o melhor elenco do futebol catarinense, disparamente, acredito que ontem todas elas acabaram sendo sanadas em definitivo.

Não se ganha um campeonato com um time, se ganha com elenco. Temos um time bom, muito bom. Aliás, diga-se de passagem, a nível regional o Figueirense tem um time acima da média, um elenco muito superior aos dos demais times que disputam o Campeonato Catarinense. O problema é que a croniqueta esportiva da nossa cidade adora fazer média com os outros times, ficar em cima do muro e infelizmente acaba que não emitindo aquilo que é verdade.

Como havia dito no sábado, se num jogo-treino o Figueirense meteu 4 a 1 no Camboriú - sem ritmo de jogo, em condições físicas inferiores ao adversário, no único jogo da pré-temporada -, não seria num jogo oficial valendo o título do primeiro turno do Estadual que o Figueirense perderia e teria dificuldades para vencer o Camboriú.

Quem ousou dizer que o jogo contra o Camboriú seria difícil, com todo respeito, ou deveria ser internado ou então procurar outra área para trabalhar. É bem verdade que o primeiro tempo do jogo foi um pouco complicado para o Figueirense, mesmo assim fomos para o intervalo em vantagem no placar.

Volto a dizer que o Branco precisa rever urgentemente à titularidade do Pablo, pois o lateral-direito alvinegro destoa em relação aos demais companheiros de equipe. Foi bisonha a forma como ele tentou tirar a bola no chute que resultou no gol de empate do Camboriú. A bola simplesmente bateu na canela dele e entrou.

Não poderia deixar de mencionar, evidente, os dois golaços do Figueirense na etapa inicial. Primeiro com Luiz Fernando, que entortou o zagueiro e fez um gol à lá Falcão do futsal, e o dele, Fred, ele mesmo, Fred Perone, que anotou um belo gol de falta, sem chances para o goleiro do Camboriú. Por sinal, Fred algo que Roger Carvalho jamais conseguiu fazer com a camisa do Figueirense, ou seja, um gol resultante de uma cobrança de falta.

Após o intervalo, logo no início da segunda etapa (confesso que não assisti o segundo tempo em razão de um compromisso familiar, mas em compensação consegui ouví-lo no rádio) o Figueirense resolveu o jogo e decretou de uma vez por todas o título do turno com um gol de Roni, aquele que é pior do que o Robinho. Posteriormente veio o quarto gol, também com Roni, e o quinto com Toró.

Final de jogo, com todos os méritos, sem restar dúvidas, 5 a 1 para o Figueirense de forma incontestável, ao natural. Tílulo mais do que merecido, para o time que jogou melhor, deu mais espetáculo, que conquistou mais vitórias, que tem o melhor ataque, que aplicou as maiores goleadas e que encantou mais do que os seus adversários.

Festa para os torcedores alvinegros que foram a Camboriú e transformaram o Robertão numa espécie de mini Scarpelli, já que 70% do estádio foi tomado pelas cores preta e branca.

Parabéns aos torcedores que deram um exemplo em Camboriú, apoiando o time, sem se meter em confusão com a torcida adversária; parabéns aos jogadores alvinegros pela superação, principalmente quando ninguém acreditava; parabéns ao Branco, que em sua primeira experiência como treinador conseguiu algo que muitos nunca chegaram perto; parabéns à diretoria do Figueirense por ter dado uma injeção de ânimo no momento certo.

Enfim, parabéns a todos que participaram desta conquista. Ainda não é anda, tem muita coisa pela frente, mas em contrapartida garantimos nosso lugar nas semifinais do Campeonato, com a vantagem de decidir em casa. No ano passado fizemos uma bela campanha no primeiro turno, porém na hora de decidir perdemos. O que vale no final das contas são as conquistas, não o belo futebol.

Espero que no segundo turno o objetivo da equipe seja rigorosamente o mesmo, ou seja, vencer, ser campeão e não dar chance para ninguém. Que o time jogue no mínimo o que vem jogando para que, jogo a jogo, o rendimento da equipe melhore cada vez mais.

Nenhum comentário: