quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Voltar a vencer fora de casa agora é primordial

Todos concordam que os melhores jogos do Figueirense no Campeonato Brasileiro do ano passado foram fora de casa. Concordam? No Scarpelli o time não jogava nem metade do que apresentava na casa de seus adversários, e as vitórias geralmente eram conquistadas  muito mais na base da raça do que na técnica. Lembram dos jogos contra Atlético/MG, América/MG e Bahia? Três viradas, no sufoco.

Os jogadores eram os mesmos, porém a postura do time em casa era diferente. Em contrapartida, fora de casa o Figueirense jogava sem medo, como time grande, desde o primeiro minuto fazendo pressão, e na maioria das vezes conquistando grandes resultados independentemente do adversário.

Agora estamos falando de Campeonato Catarinense; o campeonato é outro, os jogadores são outros, o treinador é outro, a mentalidade é outra e a qualidade dos adversários é outra.

Dos três primeiros jogos do Figueirense no Estadual dois deles foram fora de casa, contra Ibirama e Joinville, respectivamente, e neles vimos um time que lutou bastante, mas com características bem diferentes daquele time que jogava longe de seus domínios no Brasileirão. Em nenhum momento o Figueirense tomou a iniciativa nestas duas partidas, a não ser que tenha sido para buscar um gol de empate.

Claro, devemos levar em consideração que estamos apenas no início da temporada. A falta de condicionamento físico ideal, entrosamento e ritmo de jogo atrapalham bastante um time que ainda está em formação. Só que isso não pode se estender por muito tempo, principalmente porque na próxima rodada enfrentaremos nada mais nada menos do que a líder Chapecoense, lá em Chapecó.

Jogar em Chapecó sempre foi muito complicado, e sinceramente não lembro da última vitória conquistada pelo Figueirense atuando na casa deles. Portanto, está mais do que na hora de vermos novamente em campo, atuando fora de casa, aquele Figueirense que nos acostumamos "mal" no Campeonato Brasileiro, caso contrário meus amigos, o primeiro turno já era.

Nenhum comentário: