quarta-feira, 28 de março de 2012

Criciúma x Figueirense (28/03/2012)

Logo mais, em Criciúma, o time da casa enfrenta o Figueirense em partida válida pela sexta rodada do returno do campeonato catarinense. O alvinegro é líder do returno, com 13 pontos, enquanto que o Criciúma ocupa a terceira colocação, com 12 pontos. Certamente será o principal jogo da noite.

Branco não colocará em campo o time considerado titular, ou pelo menos aquele que vem jogando normalmente, já que alguns jogadores estão pendurados, e, claro, principalmente porque o próximo adversário é nada mais nada menos do que o maior rival, o clássico contra o leão banguela. O treinador alvinegro resolveu dar prioridade a essa partida.

Ontem eu havia dito aqui no blog que o jogo desta noite contra o time da cidade do carvão seria tão importante quanto o clássico; acabei mudando de ideia. O Figueirense já está nas finais do estadual, e provavelmente terminará em primeiro na classificação geral. Perder em Criciúma é um resultado considerado completamente normal, não vai mudar muita coisa, mas perder o clássico não, ainda mais jogando em casa, até porque se vencermos o clássico, algo que não acontece há muito tempo no Scarpelli, aí sim o time vai chegar com tudo à fase final do campeonato catarinense, com moral, sem contar que os elimina de uma vez por todas da competição.

Em relação ao time que entrou em campo contra a Chapecoense, tudo indica que Branco poupará alguns jogadores, como Pablo, Canuto, Túlio, Roni e Júlio César. Outro que continuará sendo poupado e preservado para o clássico é o volante Ygor. No ataque, entretanto, Aloísio volta à titularidade após ficar de fora da equipe contra o time do Oeste do Estado.

Sendo assim, o provável time titular do Figueirense contra o Criciúma será: Wilson; Léo, João Paulo, Sandro, Guilherme Santos; Toró, Doriva, Botti, Jean Deretti, Luiz Fernando e Aloísio.

Parece-me que o time vai jogar numa espécie de 4-5-1, com o Luiz Fernando jogando solto no campo, tanto como meia e também como atacante. Vai ser interessante vê-lo jogando nesta posição. É mais uma alternativa, outra opção que o Branco testa e que pode acabar dando certo.

Uma coisa que os jogadores alvinegros têm que fazer é chutar ao gol do Criciúma, até porque o Andrey - se realmente o goleiro for o Andrey -, costuma entregar a rapadura em chutes de fora da área. Debaixo das traves ele até que é bom, mas em compensação nos chutes longos ele acaba se atrapalhando.

Não será um jogo fácil, absolutamente. O estádio Heriberto Hulse estará cheio, muita pressão para cima do Figueirense, normal quando os times enfrentam o alvinegro em seus domínios, porém eu confio num resultado positivo nessa noite. Aliás, confio não apenas num resultado positivo, e sim numa bela vitória para cima deles.

Volto a repetir aquilo que eu sempre falei aqui no blog: Quem tem que se preocupar com algo não é o Figueirense, mas seus adversários, no caso, o Criciúma. Se bobearem, acharem que pelo fato de jogar em casa vencerão a qualquer momento, vão acabar é caindo do galho, pois do outro lado tem um time que sabe aproveitar muito bem as oportunidades que lhes são dadas.

Nenhum comentário: