sexta-feira, 2 de março de 2012

O que está acontecendo com o "timão"?

No final do ano passado prometi a mim mesmo que a partir deste ano deixaria de falar sobre do time do mangue aqui no blog da forma como eu falava anteriormente para focar apenas no Figueirense. Graças a Deus consegui fazer isso, mas certas situações que acontecem na Ressaqueda não podem passar em branco por este humilde servo. Desculpa pessoal, mas desta vez eu tenho que escrever sobre eles. A imprensa azul e branca da nossa cidade está se superando demais e eu não poderia deixar passar esta oportunidade sem comentar nada a respeito.

Lets go...

A primeira vez que eu vi o leão banguela jogar em 2012 foi contra o Brusque, talvez o pior jogo do campeonato até o presente momento. Se não foi o pior, com certeza foi um dos piores. O que eu assisti foi um amontoado de jogadores, perdidos, ruins e sem qualidade alguma, tanto de um lado como do outro.

Gente, a bola batia na canela do Capixaba e pegava fogo nos pés do Diogo Orlando. Todavia, apesar do péssimo futebol que vinha apresentando, a croniqueta esportiva da nossa cidade entendia que o azulino estava jogando bem, compactado, com esquema tático definido e ganhando entrosamento a cada rodada.

O time ganhava (enganava), que beleza, uma máquina, só que a diretoria frustrada do time do mangue não se deu por satisfeita e resolveu mesmo assim contratar mais quatro jogadores para "qualificar" ainda mais o elenco azul e branco, no caso o lateral-direito Patric, o meio-campo Cléber Santana, e os atacantes Gilmar e Nunes.

1º Patric

Patric "brilhou" no time do mangue em 2010 - time ruim, que se livrou do rebaixamento da série A na penúltima rodada -, e com isso despertou o interesse do Atlético/MG. Sua passagem no time mineiro foi terrível; era um dos jogadores mais odiados pelos torcedores. Com a chegada do Cuca acabou sendo afastado do elenco. Sem espaço no Galo, o lateral-direito foi emprestado emprestado para a Ponte Preta, só que lá não jogou mais do que cinco partidas como titular.

Pensem comigo: Se tivesse dado certo e se realmente tivesse jogado bem, ou ele voltaria para o Altético/MG ou permaneceria na Ponte para disputar o Paulistão e o Campeonato Brasileiro da série A. Certo? Errado. Nada disso aconteceu, e sem proposta de outros clubes acabou voltando para o time que o colocou em evidência no cenário nacional, com status de craque e ídolo da torcida, inclusive sendo apontado por alguns como melhor lateral-direito do estado sem ao menos ter entrado em campo.

2º Cléber Santana

Cléber Santana surgiu muito bem no Vitória/BA, depois foi para o Japão e posteriormente acabou sendo contratado pelo Santos a pedido do treinador Vanderlei Luxemburgo. Se destacou, jogou demais e o Atlético de Madrid levou-o para a Espanha por 6 milhões de euros. No time de Madrid não rendeu o esperado, e na sua última temporada por lá foi emprestado ao pequeno Mallorca.

Mesmo não sendo o mesmo Cléber Santana do auge da carreira, o jogador voltou ao Brasil para jogar no São Paulo. Não sei extamente, neste caso, o valor da negociação, mas não foi pouco  (como jogam dinheiro fora, Meu Deus). No Morumbi o meia também não foi nem sombra do que havia sido no Santos.

Deixado de lado pelos treinadores que passaram pelo tricolor paulista, Cléber foi parar no Atlético/PR, time que no ano passado fez uma campanha tão ruim quanto o próprio azulino, sendo um dos quatro times rebaixados para à série B do Campeonato Brasileiro.

No início desta temporada ele retornou ao São Paulo, mas o treinador Emerson Leão não fez muita questão de tê-lo por lá. Treinou com os demais jogadores, participou da pré-temporada, mas não foi aproveitado. E como dar um jeito nisso? Emprestando-o novamente, só que desta vez o escolhido foi o Real Madrid do Carianox.

Apontado como craque, jogador diferenciado e de uma habilidade irretocável, Cléber Santana chegou ao time do mangue para ser o camisa 10 da equipe, o dono do time, o novo Lincoln. Mesmo enganando trouxas a mais de quatro anos, o cara conseguiu fazer com que ainda fosse chamado de craque em Florianópolis. Hômi bom...

3º Gilmar

Gilmar se destacou no Náutico em 2008 e/ou 2009, o que acabou despertando o interesse de vários times do futebol mundial, como o poderoso Guingamp, time da segunda divisão do Campeonato Francês (Se o Campeonato Francês da primeira divisão é de uma qualidade questionável, imaginem, então, o da segunda divisão).

Depois de uma passagem apagada no segundo escalão do futebol europeu, Gilmar voltou ao Brasil para marcar seu nome na história do Grêmio Prudente e do São Caetano, mas em razão de um problema cardíaco acabou ficando por um bom tempo afastado dos gramados.

Chegou ao leão banguela com status de artilheiro - no azulino todo jogador chega com status de alguma coisa -, mesmo estando com 80% de suas condições físicas abaixo do normal, segundo relato do próprio médico do clube.

Até agora não fez nenhum gol pelo azulino.

4º Nunes

Nunes é um caso à parte. O Thierry Henry azul e branco já atuou em quatorze equipes diferentes. Seu grande destaque como jogador de futebol, por sinal, foi um brilhareco no Campeonato Paulista de 2010 pelo inexpressivo Santo André.

Com status de matador, o atacante veio para ser o artilheiro do leão banguela, o dono da área. Disseram, inclusive, que o azulino ganharia muito com Nunes por se tratar de um jogador com um currículo invejável e com vasta experiência no futebol brasileiro (talvez por causa da idade).

Vale lembrar que no ano passado Nunes chegou a jogar pelo Red Bull, time da segunda divisão do Campeonato Paulista. Nunes? Quem?

(...)

Desde que os camarões* do Ovelha estrearam no time titular, o leão banguela não venceu mais. Já são quatro jogos sem saber o que é vencer, e o pior, são quatro jogos sem marcar um golzinho sequer.

Patric, coitado, percebe-se que está em campo só por causa do corte extravagante do cabelo; Cléber Santana é o menos pior do time, porém quilômetros de distância do jogador que anunciaram como craque; já Nunes e Gilmar, os artilheiros, vêm esquentando com frequência o banco e são reservas de Neílson e Ronaldo Capixaba.

Dito isto eu lhes pergunto: Onde estão os "craques" do time do mangue? E se os "craques" não estão resolvendo, quais pernas de pau darão jeito naquele time ruim que está fazendo com que Mauro Ovelha esteja ficando careca?

* Camarões é uma alusão aos jogadores diferenciados que o Felipão pediu para serem contratados pelo Palmeiras.

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A dor de barriga da midia azulada é grande, a inveja então, os comentarios deles é encontrar uma solução para o mangue, comparando com o Figueira eu morro de rir.