terça-feira, 15 de maio de 2012

Pode vir a ser uma alternativa interessante

Domingo à noite, após o anúncio da saída do Branco, e logo em seguida da contratação do Argel, eu e 99,99% dos torcedores alvinegros fomos pegos de surpresa com o que estava sendo informado via twitter oficial do clube; primeiro a demissão e, posteriormente, o nome do novo treinador que havia sido contratado.

Não acreditava na saída do Branco; isso, na semana passada. No entanto, devido às inúmeras coisas que foram ditas sobre ele, principalmente fatos extracampo - e não foram poucos -, talvez, repito, talvez, mesmo com a conquista do título do campeonato catarinense sua permanência no clube era algo praticamente descartado, na verdade, insustentável. 

Houve uma série de situações no decorrer do campeonato, as quais certamente pegaram todos de surpresa, dirigentes e até mesmo os jogadores consideramos mais experientes. Ninguém imaginava que isso ou aquilo partiria dele, ou teria o seu consentimento, anuência, aval etc. Minha opinião: Vendo de fora, face tudo o que diziam sobre o Branco, o que ele fazia e/ou permitia, acredito que havia um racha entre os jogadores.

Assim sendo, como falei anteriormente, o grande problema do Branco como treinador do Figueirense não foi nem perder o título nas condições que o time perdeu, sem jogar absolutamente nada as duas partidas finais, mas o que acontecia do lado de fora das quatro linhas, algo que ninguém uma dia imaginou que iria acontecer, ainda mais vindo de um cara com um perfil exemplar e com a história que ele conquistou como jogador de futebol.

Neste caso, especificamente, se o que eu disse acima tiver um pingo de fundamento, a diretoria agiu certo em demiti-lo.

Mudando da água para o vinho, a contratação do Argel foi tão surpreendente quanto à demissão do Branco. De uma série de nomes que poderiam assumir o Figueirense, do ponto de vista da imprensa e até mesmo do torcedor, o nome dele não estaria numa listagem de dez, quinze ou vinte candidatos para assumir o cargo.

A princípio achei uma temeridade a contratação do Argel, uma contratação extremamente absurda em razão dos nomes que eu imaginava que poderiam assumir a vaga. Resumidamente, um erro! Sabia, no entanto, que não seria contratado um treinador "de nome", até porque, se fosse, o clube estaria fugindo da filosofia que vem seguindo há bastante tempo, ou seja, apostar, dar oportunidade a treinadores que estão começando uma carreira.

Só que ontem, após ouvir a opinião, o pensamento de alguns amigos, mudei radicalmente meu ponto de vista sobre a contratação do Argel. Conseguiram fazer com que eu colocasse na cabeça que ele era o nome certo para assumir o Figueirense. Primeiro porque ele não tem nada a perder, do dia para noite saiu de um time de série B para assumir um time de série A. Se tem alguém que pode sair perdendo nessa história toda é o clube, não ele. Segundo, alguém acha que o Argel vai chegar e passar a mão na cabeça de todo mundo, ser amiguinho de jogador e ainda por cima participar da mesma vibe deles? Nunca! O Argel vai chegar chutando o balde e colocando todo mundo na parede, até porque, claro, algumas informações sobre o grupo do Figueirense serão repassadas a ele, se é que já não foram. 

Tem gente que não gosta do perfil desse tipo de técnico, mas eu gosto. O estilo Muricy Ramalho me agrada, pois ninguém se cria com ele; jogador, dirigente, comentarista, jornalista: todos são tratados rigorosamente da mesma forma, e com o mesmo rigor.

Mas que uma coisa fique bem clara: Apenas e tão somente a vinda do Argel não resolverá os problemas do Figueirense. Não falo, neste caso, de reforços, contratações, mas de jogadores do elenco que não podem, ou melhor, não devem mais ficar por aqui. Uma laranja podre acaba estragando todas as outras laranjas do cesto, já dizia o poeta. É melhor descartar uma ou duas laranjas podres ou deixar que as demais sejam contaminadas por elas?

Espero que o Argel não repita os mesmos erros do Branco, como treinador, fora de campo. E falavam que o Márcio Goiano era festeiro, cachaceiro...

6 comentários:

Marcos disse...

Tá, mas afinal, o que acontecia fora de campo que o Branco tanto errou. Tem muitas insinuações e nenhuma informação. Queremos saber...

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

O Branco não soube motivar o time, o Branco ficou desmotivado com o regulamento, sai pelo Brasil a fora se lamentando, acho que ja era campeão, entregaram o titulo pro mangue, mais como os Alvinegros não tem xoxoro, e nem midia pra confortar, vamo pra frente.

Anônimo disse...

Procure falar com torcedores do Fluminense que moram no Rio e descubra que é o Branco e não esqueça de perguntar sobre a "turma dos Gaúchos" do Fluminense campeão brasileiro em 1985, vc irá descobrir histórias que até deus duvida. Para não falar a coisa ruim da história os caras eram encontrados de manhã com colchões na mão pq durmiam na praia. Naquela epóca não tinha anti-doping (dica).



Rafael

Luis disse...

nao levo fe em treinador apenas linha dura, se nao tiver um algo a mais sera apenas mais um dunga onde os jogadores fazem as coisas por obrigação e so, e na verdade o que esta mais que provado é que o que funciona é parceria

com o muricy pelo menos funciona assim, ele nao vai ficar igual a uma mae atras para puxar na orelha de jogador, mas vai cobrar nos treinos, e abre uma via de respeito com o jogador que segue a cartilha sem precisar de ordens para isso

sobre o branco, bem se isso tudo que esta sendo falado for realmente verdade a primeira coisa que tem de ser observada é que nao deve ter acontecido so agora, deve ser algo de mais tempo, entao tem de saber ha quanto tempo vem acontecendo e porque nada foi feito para tirar esse treinador do time. é para isso que serve um gerente para saber o que ta certo ou nao e o que pode ou nao dar problema no final, entao se havia uma insatisfação a diretoria errou por omissao. nos nao vemos os bastidores, eles é que veem.

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Marcos,

Teve o rolo de sábado, no hotel de concentração antes do primeiro jogo da final; o rolo com o Júlio César, que pediu para jogar de titular o primeiro jogo da final, mas foi deixado no banco pelo Branco; tinha jogador saindo direto e ele não falava nada; sem contar as questões técnicas.

Luis disse...

outra coisa nao da pra trazer um tecnico pra começar a carreira aqui, tem de conhecer o trabalho dele antes

no minimo saber se ele tem capacidade para treinar um time, o que acontece na seleçao brasileira, onde ele treinou categoria de base, nao serve de parametro porque la é a mais pura patotinha que existe. nao sei de quem foi a ideia de gerico de trazer esse tecnico e a ma impressao que eu tinha tava certa

com o marcio goiano pelo menos nao tinha grupo rachado

e outra ainda dispensaram o hemerson maria por puro topete do sr lodetti