quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Figueirense é o time mais regular do campeonato


Agora a moda é dizer que o Figueirense tem um time instável. Instável? Como assim? Segundo colocado do primeiro turno, líder do returno e ocupando atualmente a liderança da classificação geral do campeonato, em razão de tudo aquilo que foi apresentado até o presente momento, como é que alguém pode taxar o alvinegro dessa forma?

É inadmissível, também, dizer que o Figueirense é inconstante. Inconstante é o time que ganha um jogo, perde o outro, empata, perde, vence, empata; não apresenta regularidade alguma. Pelo que eu sei o Figueirense é o único invicto no segundo turno e, salvo melhor juízo, a última derrota da equipe foi há muito tempo, em meados do mês de fevereiro.

Desde a primeira rodada somos o único time que conseguiu manter-se na mesma zona de classificação, oscilando, um pouco, entre a vice-liderança e a liderança da competição. A Chapecoense, por exemplo, no segundo turno não é nem sombra do que foi no turno. Além disso, vale lembrar que o Figueirense perdeu apenas dois dos quinze jogos que fez.

Instabilidade e inconsistência são duas coisas completamente distintas de regularidade. Se disserem que o Figueirense não vem jogando bem, e que a esta altura do campeonato ainda não apresentou um futebol convincente, que tenha agradado torcedores, jogadores, comissão técnica e alguns setores da imprensa, tudo bem, concordo plenamente com quem pensa desta forma. Quem é que não gostaria de ver o Figueirense vencendo e, acima de tudo, convencendo? Todos, evidentemente.

Por outro lado, as análises feitas sobre nossos adversários são totalmente diferentes, muito mais brandas, maleáveis e complacentes...

O Cri"ciúme", provavelmente a maior decepção do campeonato, até porque trata-se do único representante catarinense na elite do futebol brasileiro (não é assim que eles costumam dizer por lá?), de desacreditado, praticamente eliminado, do dia para a noite virou a sensação, o time a ser batido, isso porque nas últimas duas rodadas goleou o time amador do Juventus e venceu fora de casa o Guarani, penúltimo colocado da competição.

O Jo"inveja", este, sim, inconstante e instável, tido como o time com o melhor elenco, com as melhores alternativas no banco de reservas, não engrena e, mesmo assim, volta e meia é super elogiado pelo que vem apresentando.

Quanto a Chapecoense, percebe-se claramente que a conquista do turno aconteceu, apenas, pelo fato da sua preparação ter começado bem antes dos demais e, principalmente, porque manteve praticamente o mesmo elenco do ano passado. Não acredito que no returno eles tenham tirado o pé.

Já o Leão Banguela, com todo respeito, me nego a tecer qualquer tipo de comentário, até porque a puxação de saco pelos lados do Sul da Ilha é escandalosa. Um time que depende única e exclusivamente de apenas um jogador, convenhamos, não pode ser levado a sério.

A verdade é que ser o time com mais vitórias, com menos derrotas na competição, com um dos melhores ataques e uma das melhores defesas da competição aparentemente não significa nada, já que o Figueirense sempre tem que estar provando mais do que os outros. Os critérios de avaliação são totalmente diferentes.

Se não estamos lá essas coisas, imaginem, então, como estão nossos adversários?

Nenhum comentário: