quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SEM PUXAÇÃO DE SACO, POR FAVOR!

Uma das tantas coisas que eu faria caso um dia fosse dirigente do Figueirense era sem sombra de dúvida enfrentar à imprensa catarinense, especificamente à imprensa (diga-se Grupo RBS) da nossa cidade, cara a cara e na mesma moeda.

Bateu, levou! Tratamento recíproco. Parafraseando o treinador, Émerson Leão, "Aquele que fala o que quer, ouve o que não deve".

Alguns podem achar uma perda de tempo ou uma falta do que fazer, todavia não creio que os assuntos devam ser resolvidos e encerrados simplesmente com o silêncio, sem sequer que sejam tomadas atitudes por parte da nossa diretoria. Na maioria das vezes são colocados panos quentes ou as coisas são deixadas de lado, como se nada tivesse acontecido.

Infelizmente, em nossa cidade existem alguns ditos "mestres" da arte futebolista que se acham os melhores comentaristas e entendedores de futebol do mundo. Contudo, com o perdão da palavra, a maioria não entende porra nenhuma.

Mas o grande problema da imprensa da capital (diga-se Grupo RBS) não é a falta de conhecimento sobre o futebol, e sim a enorme cara-de-pau de insinuar e de inventar factóides e mentiras a todo o momento, principalmente quando o clube (Figueirense) está passando por uma boa fase.

Não é de hoje que isso vem acontecendo contra o Figueirense. A história é longa, muito longa. Vem de anos, décadas atrás. Pessoas mais antigas já me confidenciaram que a relação de boa parte da imprensa da capital (diga-se Grupo RBS) com o alvinegro é ruim há muito tempo. O time da Coxtera sempre foi o "queridinho" e tratado a pão de ló.

Os mesmos assuntos, os mesmos acontecimentos, as mesmas situações, supostas crises, derrotas, análises individuais de jogadores, comentários sobre as partidas, forma como as quais os lances duvidosos de arbitragem são tratados etc, sempre são vistos de forma completamente diferenciada pela imprensa da capital (diga-se Grupo RBS).

Vejam, por exemplo, quando o Figueirense é prejudicado pela arbitragem numa partida. "Um lance difícil de ser analisado", "O árbitro estava encoberto, era realmente complicado de se dar o pênalti", "Apesar do árbitro não ter expulsado dois jogadores do time adversário, o Figueirense não foi prejudicado", e por ai vai.

Desde o início do Campeonato Brasileiro da série B desse ano a RBS (TV, rádio, jornal, internet) tentou ao máximo diminuir a campanha do alvinegro, tanto é que apenas nas últimas duas ou três rodadas, talvez conformada com o acesso do Figueirense à série A, eles passaram a fazer chamadas no Jornal do Almoço "incentivando" o torcedor alvinegro. Tá bom, me engana que eu gosto!

Diferentemente, algo que eu não consegui notar foi que em nenhum momento a RBS tratou a situação do time da Coxtera como sendo uma crise, apesar dele estar passando uma draga desgraçada. Era sempre uma fase ruim, um momento complicado na competição, azar, falta de sorte etc, mas nunca crise. Além do que chamadas de incentivo para o torcedor (sofredor) ir à Ressaqueda não faltaram, muito pelo contrário. Eram quase que diárias. Impressionante!

Mas o que revolta mesmo é que a diretoria do Figueirense, e isso nem vem de hoje, não toma nenhuma posição contra este grupo de comunicação. Ficam quietos e calados, sem sequer afrontar o que eles dizem. No máximo uma "notinha" rebatendo o que é noticiado (geralmente mentira) é colocada no site oficial do clube. Isso pra não dizer que nossa diretoria não faz nada.

Uma ou duas vezes foram colocas no site oficial "notinhas" rebatendo as inúmeras insinuações caluniosas e mentirosas do Dr. Spock (Roberto Alves) com relação ao Figueirense. Sim, ele mesmo, o Dr. Spock... O babaca mór da crônica esportiva catarinense. O homem mais em cima do muro que existe. O homem que se diz torcedor do Paula Ramos ou do "futebol da capital", mas que todos sabem que é um torcedor (sofredor) ferrenho do time do Carianox.

Como é que pode isso... Até no Afeganistão eu tenho um time de futebol pra torcer, e ele me diz que torce para o Paula Ramos ou para o "futebol da capital" numa cidade como a nossa? Da onde? Pra mim, isso é coisa de gente que nunca teve personalidade e coragem de admitir seus sentimentos e paixões clubísticas.

Agora o que me deixa indignado com esse cidadão não é o fato dele torcer (sofrer) para o time do Carianox, mas repentinamente ofender o torcedor alvinegro com suas insinuações asquerosas. O meu pai é um baita sofredor e nem por isso eu odeio ele.

Ao contrário, mesmo sendo um comentarista fraco ou por mais pegador no pé do torcedor alvinegro que ele seja, uma das coisas que eu admiro no Anão de Jardim (Miguel Livramento) é a sua personalidade quando diz que acha (mesmo sendo na maioria das vezes um monte de besteiras) e não estar nem aí para o que os outros pensam. Ponto pra ele!

Aliás, incrível como os cronistas esportivos da capital que torcem para o Figueirense tem uma dificuldade ou um certo receio de admitir que torcem para o alvinegro. Vocês já repararam? Não me vem à cabeça um só comentarista que diga: "Sou alvinegro e não vejo problema nisso". Por que o medo, heim?

Ah se eu fosse dirigente do Figueirense...

Comentarista ou jornalista que insinua ou mente sobre um determinado assunto, depois de ter jogado no ventilador e não ter nenhuma prova sustentando aquilo que foi dito, este com certeza não entraria no Scarpelli tão cedo.

Repetiu? Voltou à insinuar pra querer tumultuar o ambiente tranquilo do clube? Pois bem, agora além dele a empresa que ele trabalha não entra no Scarpelli, não cobre os treinos do time no CT, não participa das entrevistas coletivas etc.

O quê? Reincidiu? Mais uma vez inventou notícias? Mais uma vez quis tumultuar o ambiente? Sem problemas companheiro... Agora é a rádio que sofrerá a punição. Serão proibidos de transmitir os jogos dentro do Scarpelli. Quer transmitir? Simples, transmitam por "tubão".

Só que nos quadros atuais tudo isso é utopia, e infelizmente eu ainda não faço parte da diretoria alvinegra... Diretoria essa que ouve calada um monte de mentiras, besteiras e insinuações bestas do Dr. Spock, mas que no outro dia o leva à sala de reuniões, presta homenagem e coloca no site para que nós os idiotas torcedores do Figueirense tenhamos que engolir seco uma coisa dessas.

Para né ô?

Sem rabo preso, sem puxação de saco, por favor! Não baixam à cabeça pra isso. Não se rebaixem. Tomem uma postura de um clube grande, um clube de série A, que tem a maior e mais apaixonada torcida do estado. Torcida esta, que por sinal, está cansada de ser tão maltratada por este cidadão e por esta emissora forasteira.

Pronto, falei demais por hoje.

5 comentários:

Anônimo disse...

concordo que a rbs é avaiana, e nao da o mesmo tratamento alem do amadorimo de seus comentaristas

mas discordo que o clube deva dar lenha a essa briga. se o clube ficar desmentindo tudo que eles dizem ou ficar comprando briga com tudo, o unico prejudicado é o clube. primeiro pq isso seria todo dia, e quanto mais voce bate, mais eles mentem. segundo pq o clube tem mais o que se preocupar com meia duzia de passarinheiro que nao tem estudo e muito menos o que fazer. terceiro pq esse confronto se ira gerar ainda mais audiencia para a emissora, ja que o povo quer ver é barraco. isso pra nao falar no desgaste da imagem do clube

outro ponto importante, o clube nao pode vetar a entrada da imprensa no estadio, eles possuem credencial e tem o direito de entrar no estadio, infelizmente nao é tao simples assim, e seria pessimo para a imagem do clube se essas pessoas fossem barradas fazendo seu trabalho de imprensa, trabalho porco, mas é um direito deles.

acho que as coisas nao podem ser assim na base do autoritarismo, isso so tende a gerar mais conflitos.

conheco muita gente que de uns 2 ou 3 anos pra ca simplesmente deixou de escutar essa radio, foram todos para concorrencia, eu por exemplo nao escuto radio no estadio, e em casa assisto pela tv

sobre trazer a imprensa para conversar, penso que se nao pode vence-los una-se a eles. nao é que o lodetti agora adora o roberto alves, mas isso ajuda a melhorar o relacionamento com a imprensa, assim pelo menos eles nao ficam criando tanta fantasia, se criarem, fica mais facil de cobrar uma retratacao

e nem adianta pensar que um dia teremos uma boa imprensa aqui, pois todos sao fazedores de media e nao tem qualidade como jornalistas, a unica coisa que espero é que com a aposentadoria do roberto alves e miguel livramento, ao menos teremos discussoes mais inteligentes

Anônimo disse...

Você disse tudo. Adoram malhar o nosso Figueira e deixar sua torcida desmotivada. Mas nós somos a MAIOR TORCIDA que esse Estado conhece. Somos FIÉIS ao nosso Figueira, onde quer que ele esteja ou vá. Agora somos Elite.

Um abraço.

Ricardo (Alvinegro sempre)

Velhinha de Taubaté disse...

Quem fez isso?

http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?

Edegar disse...

CARA, TU FALOU TUDO QUE EU SEMPRE PENSEI........ VIREI TEU FÃ......ACOMPANHAREI DIARIAMENTE SEU BLOG.


MAIS NÃO ABANDONA ELE HEIN?

ABRAÇO E PARABÉNS PELA MANIFESTAÇÃO INTELIGENTE!

Marcos Lampert disse...

E ai Figueira, bem vindo novamente. Coloquei teu blog na lista do meu blog.
Dá uma olhada lá e vamos trocando opiniões e informações do mais querido.
Belo texto, grande abraço.
www.furacaoestreito.blogspot.com