quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MOSTREM OS NÚMEROS

Estava dando uma lida no resumo feito pelo Meu Figueira sobre a entrevista do presidente do Figueirense na rádio Guarujá, Nestor Lodetti, e uma coisa me chamou a atenção: a Parceira (qual ou quais) terá 20% na participação dos lucros de tudo àquilo que entrar para o clube a partir do momento que o clube estiver com o saldo positivo, já que atualmente as contratações de novos jogadores estão sendo providenciadas pela “Parceira”.

Até aí tudo bem, nada mais justo obter o retorno financeiro no futuro daquilo que está sendo investido atualmente. Porém, algumas coisas devem ser ditas e esclarecidas.

Primeiro que essa relação não é propriamente uma parceria, e sim um negócio, no qual estão sendo depositados valores no clube, sendo que posteriormente estes valores serão reavidos pelos investidores (Parceiros), da mesma forma como acontecia na gestão passada. Mudaram as pessoas e os valores, mas a situação é idêntica.

O que me preocupa é que os valores que a Parceira está depositando no clube não estão sendo divulgados, que no meu ponto de vista é um erro. Os valores deveriam, ou melhor, devem ser informados ao torcedor alvinegro. Se a Parceira investe hoje um valor “x”, futuramente o valor reavido deve ser no mesmo montante, o que seria o correto. Mas todo mundo sabe que o procedimento nem sempre é feito desta maneira. Se os valores não são anunciados, 20% de tudo àquilo que entrar no clube futuramente serão dos parceiros, independentemente dos valores.

Outro detalhe, a partir do momento que o clube estiver com o saldo financeiro positivo por quanto tempo perdurará a obtenção de 20% dos lucros que os parceiros têm direito? Este lucro envolveria, também, porcentagem na negociação de atletas, nas cotas de televisionamento, patrocínios etc?

Fique bem claro que apenas estou questionando o porquê dos valores investidos pelos parceiros não estarem sendo divulgados, uma vez que no meu entender isso é obrigação!

Apenas isso e nada mais!

4 comentários:

Anônimo disse...

para mim a situação é completamente diferente da antiga. Aquela so tirou, não colocou nada. Basta ver a enxurada de ações trabalhistas que estão sendo executadas. O dinheiro colocado pelo sr. Uran foi devolvido com juros e correções com as trnasferencias ja sabidas na última semana daquela gestão ao tombense. Pelo menos os balancetes nunca apontaram dinheiro de terceiros (PPP) a cada final de ano. Tenho o entendimento de que nestes anos o figueira faturou muita grana que não se tem ideia. E eles trabalhavam com o caixa proprio do clube. Tocante ao presente, so tem um parceiro e se chama Wilfredo, foi o unico que não correu na hora de colocar grana. E a torcida do figueira tem que colocar as maos para o ceu. Porque eledecidu pegar no apagar das luzes. Se assim não fosse hoje estariamos talvez amargando uma sérieC.

Marcelo_Fgiuera! disse...

Pelo o que eu entendi dessa parceria,eles estão ajudando a adquirir direitos economicos de alguns jogadores e na folha salarial do time(posso estar mto errado),depois quando o figuera "puder andar com as proprias pernas" a parceria ficará com 20% dos lucros até que seja quitado seu investimento.

Concordo com vc quando diz que os valores deveriam ser declarados,pois só assim poderiamos "fiscalizar' e evitar outro rombo nas contas,e ai ter que procurar outro parceiro para de novo ter ajuda para se manter em dia com suas dividas.

acho que isso pode se tornar uma bola de neve no futuro!

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Mas que ele vai querer recuperar o que investiu vai, não tenho dúvidas!

Anônimo disse...

è claro que vai recuperar, todos sabem que é 20% quando o figueira se recuperar. Ninguem queima dinheiro, mas esse parceiro nem se compara com os outros, basta sentir que este não é arrogante, é modesto, tem dinheiro e não aparece fazendo estardalhaço.E ele é torcedor de verdade e não de mentirinha como os outros que pensavam que enganavam os torcedores, eu nunca fui enganado, sempre tive os pés atraz.