segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ótimo jogador


Há pelo menos umas três temporadas o Joinville tem um lateral que chama atenção e se destaca em todos os jogos deles contra nós. Contra nós ou contra qualquer adversário, diga-se de passagem. O nome dele é Eduardo, lateral-direito de 25 anos, que também atua como lateral-esquerdo.

Versátil, rápido e muito habilidoso (não estou falando do Dudu, el matador), Eduardo é um jogador que eu gostaria muito que atuasse pelo Figueirense. Não sei a situação contratual dele com o time da cidade do balé, mas certamente não se trata de um jogador caro. Isso sem contar que estamos em um patamar muito, mas muito acima do time do interior do Estado. Se um dia "investimos" em um tal de Fernando Gabriel, por que não investir de verdade num cara desses? Daqui a pouco o Eduardo aparece no São Paulo, arrebenta e nós ficamos por aqui a ver navios.

Guardada as devidas proporções, certa vez teve um lateralzinho chamado Ramires que se destacou num Campeonato Catarinense pelo Joinville e acabou sendo contrato a preço de banana pelo Cruzeiro. Lá em Minas ele se destacou ainda mais. Negociado com o Benfica por cerca de 8 milhões de euros, foi convocado à seleção brasileira para disputar a Copa do Mundo da África. Na seleção também se destacou e do Benfica foi para o poderoso Chelsea por mais de 20 milhões de euros. Hoje no Chelsea, Ramires é titular absoluto do time e vale no mínimo o dobro do que foi gasto por ele.

Aí eu pergunto: Investir no Eduardo não seria uma boa?

2 comentários:

Israel Amilton disse...

Amigo, me diga uma coisa, sou torcedor do Figueira nascido, registrado e criado em São José - SC, eu sou do interior?

Notei que você escreveu interior em tom pejorativo.

O que Floripa tem para ser capital de um estado?
Qual a razão dessa diferenciação de sua parte? Floripa Não possui uma indústria, só há gasto e desperdício do dinheiro público, enquanto que São José é uma cidade com um potencial industrial fantástico, gerando riqueza e emprego em toda região.

O que vale mais, entidades públicas, com servidores públicos ou indústrias que geram riqueza para o estado?

Sendo sincero, não existe a mínima razão de Florianópolis ser capital, isso é público e notório, e vossa senhoria escreve como se fosse melhor, maior e mais importante do que às pessoas de outras cidades que não sejam Floripa.

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Israel, querido, em nenhum momento citei "interior do estado" em tom pejorativo, nem sequer passou pela minha cabeça usar o termo desta forma no momento da elaboração deste pequeno texto. Fiquei extramente surpreso com o que li e, por conseguinte, com sua interpretação.

Provavelmente você deve ter interpretado a frase "...estamos muito acima, mas muito acima do interior do estado" como se fosse algo em relação a Floripa com as demais cidades catarinenses. Ledo engano. A frase, em si, retrata a situação do nosso time com os demais; não de Floripa com São José, Joinville ou seja lá quem for.

Leia novamente a frase e veja se não foi um erro de interpretação da sua parte.

Agora, o que Floripa tem para ser capital do estado? Olha, sinceramente eu não sei. Acho que esse é um assunto que não deve ser tratado por mim, e sim por aqueles que um dia resolveram instituir Floripa como a capital do nosso estado.

Brasília também "não tem indústras", mas é a capital do nosso país. Como explicar isso?

Agora vou defender "minha" cidade de algo que tu falaste: Floripa não tem nenhuma indústria, só há gasto e desperdício do dinheiro público?

Amigo, acho que faz um tempinho que você não vem para Floripa. Dizer que não há indústrias em Floripa é um equívoco de sua parte. Pode ser realmente que por aqui não existam grandes indústrias do ramo da agricultura, da pecuária etc, como tem em sua cidade, mas te garanto que em outros pólos, como o da tecnologia, temos, sem dúvida, um dos maiores ou quiçá o maior do país. Perceba que hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia avançada. Aliás, pesquise algo sobre o Sapiens Parque, em Canasvieiras, e depois me diga o que você descobriu sobre ele.

Talvez aqui não hajam grandes prédios, enormes construções, como deve existir no gigante pólo industrial de São José, por exemplo, mas que há indústrias há e isso posso te garantir.

Por sinal, tenho conhecimento dos donos de uma "indústria" que fica situada numa pequena sala e que gera muito, mas muito mais riqueza ao nosso estado do que qualquer gigantesca indústria situada em sua cidade. Como explicar isso? Sem contar que isso aqui é uma ilha. Uma ilha, pequena, com 90% da área protegida por legislações ambientais, as quais impedem, por exemplo, que uma Macedo finque uma sede por aqui soltando no ar aquele "saudável" odor de frango abatido aos seus vizinhos da Fazenda do Max e adjacências.

E outra coisa, gastos e despedícios de dinheiro público não é uma exclusividade de Floripa ou de qualquer capital de outro estado. Isso acontece em qualquer lugar, inclusive onde você nasceu, é registrado, foi criado e provavelmente deve morar, não é verdade?

E, por fim Israel, o termo "interior do estado" não foi instituído por este humilde servo que vos escreve. Existe a capital Porto Alegre e o interior do estado do Rio Grande do Sul; existe a capital Curitiba e o interior do estado do Paraná; existe a capital de São Paulo e o interior do estado de São Paulo; e por aí vai.

Se o termo "interior do estado" é visto por você como algo pejorativo do povo de Floripa com as demais cidades do nosso estado, então o mesmo deve ser dito com o povo das outras inúmeras capitais do país, pois lá também as cidades, fora as capitais, também são tratadas como interior.

Forte abraço!

PS: E o Eduardo continua sendo um bom jogador, mesmo atuando em um clube do "interior do estado".