terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

E o segundo turno?

Considero o Figueirense favorito no segundo turno tanto quanto o considerei no primeiro. A diferença é gritante em relação as outras equipes. Não vejo nenhum time próximo ou nas mesmas condições que o Figueirense. Acredito que apenas um time pode fazer frente, ou pelo menos incomodar, neste caso o Joinville, cujo rendimento da equipe vem crescendo na competição desde a chegada do novo treinador.

Além de fazer mais partidas em casa - diga-se de passagem o aproveitamento até o presente momento é de 100%, sem contar a impressionante marca de dezessete gols marcados em apenas quatro jogos -, o time está mais empolgado, mais entrosado e jogando cada vez melhor. É nítido o crescimento da equipe. 

A forma como o Figueirense vem jogando hoje é completamente diferente daquela do início do campeonato, até porque agora existe um time base, todos sabem os titulares do goleiro ao ponta esquerda. O time encaixou e o rendimento coletivo certamente vai aumentar. Não concordo com quem diz que o Figueirense não tem padrão e que as individualidades de alguns jogadores estão decidindo as partidas.

Como o Figueirense não tem padrão de jogo? Quem não tem padrão é o leão banguela. Não é uma Brastemp, tudo bem, mas aos poucos está melhorando, afinal, 70% do time titular é novo, não vai ser do dia para a noite que um time vai jogar como todos acham ser o ideal. E convenhamos, o único time que tem padrão de jogo no mundo inteiro é o Barcelona, os demais times jogam muito mais em função das individualidades de seus jogadores do que em razão do padrão ou de um esquema tático definido por seus treinadores.

Só que, em contrapartida, existe a chance, dita pelo próprio Branco, de serem feitos testes na equipe no segundo turno. Alguns jogadores que não vêm jogando e até mesmo aqueles que ainda não fizeram sua estreia, como Saldívar, Fernandes e Pittoni, podem e provavelmente deverão jogar com mais frequência. A princípio pode parecer ruim, pois mudanças acabam quebrando o ritmo do time que vem jogando, mas de certa forma não deixa de ser interessante, até porque os jogadores precisam entrar no ritmo dos demais companheiros.

Cumpre ressaltar que o elenco do Figueirense é qualificado. A nível de Campeonato Catarinense é o melhor, disparadamente. Os jogadores considerados reservas aqui seriam titulares absolutos em todos os nossos adversários. E digo mais, se fossem um time de verdade estariam disputando o título do Estadual pau a pau com o próprio time titular do Figueirense.

Branco se quiser mudar, pode mudar; tenho certeza que o rendimento da equipe não vai cair e ainda por cima brigaremos pelo título do returno, com folga. Não temos apenas um time, temos um elenco muito bom e qualificado, e todas as "armas" têm que estar prontas quando forem utilizadas.

Nenhum comentário: