segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Olha só que interessante

Conforme levantamente feito pelo FutebolSC, dentre os dez clubes participantes do Campeonato Catarinense deste ano, o Figueirense é o segundo pior em venda de ingressos, com uma média de apenas 264 ingressos vendidos por jogo. Em compensação, no que diz respeito à média de sócios, o Alvinegro é o primeiro com 6.422 por partida.

O número de sócios presentes por jogo a princípio poe até parecer bom, mas sinceramente eu considero que não, haja vista que a média é bem inferior ao número de sócios que, segundo números apresentados no ano passado, chega a casa dos 13 ou 14 mil, ou seja, menos de 50% dos sócios estão indo ao Scarpelli neste ano.

Quanto a venda de ingressos, apenas 264 por jogo, isso demonstra para mim aquilo que eu falo há muito tempo: 50 reais é um valor muito acima do que deve ser cobrado, por isso praticamente ninguém vai ao Scarpelli a não ser o associado do clube.

Lembro muito bem das palavras ditas pelo do presidente do Figueirense quando participou, salvo engano, do programa Campo Crítico, da Guarujá, no ano passado: "A venda de ingressos em jogos realizados no Scarpelli corresponde no máximo a 10 ou 15% do que o clube arrecada no ano. Cotas de televisão, patrocinadores, negociação de atletas, venda de camisas e produtos com a marca do Figueirense geram mais ao clube do que a venda dos ingressos".

Sendo assim, por que não baixar os valores dos ingressos? Fazendo uma conta rápida, levando-se em consideração o preço dos ingressos a 50 reais (sem contar a meia entrada), com uma média de 264 ingressos vendidos o Figueirense arrecada pouco mais de 13 mil reais por jogo. Se os ingressos fossem vendidos a 25 reais, por exemplo, tenho certeza que no mínimo mil ingressos seriam vendidos e o clube, consequentemente, arrecadaria no mínimo o dobro do que vem arrecadando.

Infelizmente o Figueirense só arrecada com a venda de ingressos quando do outro lado estão torcedores do Flamengo, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Inter etc, os quais não pensam duas vezes em pagar até 50, 100 e até mesmo 150 reais para acompanhar os times que torcem.

Torço para que o posicionamento da diretoria do Figueirense mude e que o pessoal seja um pouco mais flexível. A torcida do Figueirense não pode se resumir apenas ao quadro de sócios que o clube tem, somos maiores, muitos maiores do que isso.

2 comentários:

Luis disse...

mas nesse caso nao tais sendo sensato e coerente

ja que é obvio que o preço ta ligado a campanha de socios

com ingresso barato qual a vantagem em ser socio?

e sem campanha de socio como o clube pode se planejar para a temporada?

acho que seria pouco provavel ter uma campanha de socios que abaixasse as mensalidades que fosse interessante pro clube e agradasse a todos

por outro lado beira ao ridiculo pagar mais caro para entrar no scarpelli, um estadio que por mais carinho que eu tenha com ele nao possui a menor infra estrutura. com cadeiras pintadas que volta e meia soltam tinta, sem cobertura, velho, cheio de caruncho porque raramente recebe uma tinta ou uma boa lavada, sem vizualizacao nas cadeiras inferiores, horrivel para entrar, ruim para sair, pessimo pra chegar no lugar tendo de atravessar uma africa pra chegar num lugar mais alto na arquibancada, sem lanchonetes, as que tem nao possuem a higiene adequada, com pessimo atendimento entre inumeras outras coisas..

é muito caro por um pessimo serviço sem duvida

na europa com essa grana tu assiste tranquilamente a um jogo no estadio do sporting que da de dois milhoes a zero no scarpelli

acho que isso deveria ser exposto, que pagamos caro por um pessimo serviço.

porem por outro lado com toda essa grana ja é dificil manter o time com tanta gente se lucrando em cima do clube, imagina sem isso

eu torço muito para que essa arena saia do papel, que seja boa para o figueirense, que o clube nao seja usado para que todos ganhem em cima menos o figueirense, que tenhamos uma bela arena que justifique esses preços e que tenhamos um serviço decente no estadio, ja que o tempo romantico do futebol ja passou, e hoje as exigencias sao outras

eu acho que para resolver esse problema dos preços dos ingressos o mais plausivel poderia ser o socio ter descontos para comprar para amigos ingressos, mas um desconto que valorize o plano de socios, ja que alem do fato de ter um certo desconto para assistir a os jogos, o socio nao tem praticamente nenhuma outra vantagem, alem dos miseros 10% de desconto na compra de produtos da loja..

eu acho que inclusive isso nao atrapalharia em nada eles de lançar o plano de socios com desconto que estao para lançar desde o meio do ano passado e nunca mais tocaram no assunto

é incrivel como algumas coisas tao simples de se fazer no figueirense nao saem do papel e ninguem da uma explicacao, ninguem fala nada, nao da uma luz pra torcida nada...

e isso que falavam que iam devolver a torcida para o povo..

quando se fala em povo num discurso, pode crer que é pura demagogia e coisa da boca pra fora..

falaram essas asneiras pra tirar o prisco e fizeram a torcida acreditar nessa lenga lenga..

lembro que inclusive falei isso na comunidade no orkut na epoca, e pouca gente se tocou.

outras coisa que tem de mudar tb nessa parada de venda de ingressos sao os jogos grandes que deram tanto problema ano passado, bastam pequenos ajustes para impedir que corintianos pensem que aqui é casa da mae joana, e inclusive parar de dar carga de ingressos para torcidas organizadas de flamengo em blumenau com meses de antecedencia.. eles que comprem na bilheteria..

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Não sei se não estou sendo coerente e sensato... Eu não vejo pelo lado da vantagem de ser sócio, mas apenas no que diz respeito ao valor dos ingressos. É vantajoso ser sócio mesmo se o ingresso for 30 ou 40 reais, ou até mesmo 20 reais. Se levarmos em consideração que a média de jogos em casa durante os meses é de no mínimo dois ou três, somados os valores de um ingresso a 20 reais, por exemplo, ultrapassa o valor que se paga por uma mensalidade. Isso, claro, dependendo do local onde você queira assistir o jogo.

Como tu bem disseste, infelizmente o Scarpelli não nos oferece nada além do jogo em si. Nenhum atrativo, nada, absolutamente nada. É um estádio ultrapassado, apesar de ser "bem cuidado". Bom, isso é o mínimo que deve ser feito. Por isso eu digo que 50 reais é um valor absurdo. Tuas palavras: "Pagamos caro por um péssimo serviço".

Não achas que seria melhor cobrar 30 reais e ter mil ingressos vendidos do que cobrar 50 reais e ter uma média pífia de pouco mais de 250 ingressos vendidos por jogo? No final das contas daria no mesmo, mas em contrapartida o estádio teria mais gente, mais torcida, mais apoio ao time etc.

No caso das vantagens aos associados, concordo plenamente contigo. Não se oferece nada ao associado além dos 10% de desconto na compra de produtos nas lojas do clube. Só isso e mais nada.

Infelizmente a tendência é que "piore". Não há maneira de reverter a situação. Uma promoçãozinha ou outra neste ou naquele jogo, mas baixar os valores dos ingressos isso nunca mais vai acontecer, ainda mais se construirem a Arena. Só que neste caso, se ela realmente sair do papel, aí são outros quinhentos. Em razão da gama de serviços que ela pode te oferecer, além do jogo em si, aí sim pode-se cobrar um valor considerável pelo preço dos ingressos.

Abraço, Luis!