sexta-feira, 2 de março de 2012

Dito pelo não dito


Conforme o jornalista e cônsul do Figueirense na região de Nova Trento, Raul Sartori, realizou-se nesta quinta-feira uma reunião entre os dirigentes do Figueirense e representantes da RBS para tratar de assuntos pertinentes a fatos envolvendo torcedores alvinegros e funcionários da emissora nas últimas semanas. Vejam abaixo o que foi escrito:

"Bandeira Branca

A hostilidade da torcida do Figueirense em relação à profissionais do jornalismo esportivo da RBS em Santa Catarina, que acaba tendo consequências em outras áreas e empresas do grupo, motivou hoje uma reunião entre dirigentes do clube e da empresa". (Fonte)

Sinceramente eu não entendi muito bem o que o nobre jornalista e cônsul alvinegro quis dizer com "A hostilidade da torcida do Figueirense em relação à profissionais do jornalismo esportivo da RBS em Santa Catarina, que acaba tendo consequências em outras áreas e empresas do grupo...". Como assim?

A princípio, na primeira leitura que eu fiz da nota, me pareceu que os torcedores do Figueirense fizeram um mal danado aos profissionais da emissora, ou a um determinado profissional, e como consequência o clube foi procurado para que fosse dado um basta na situação. Será? Tomara que não.

Primeiramente, cumpre ressaltar que não houve hostilidade por parte da torcida do Figueirense com determinado(s) jornalista(s) da emissora gaudéria, pelo contrário. Hostil, aí sim, foi o jornalista que, ao vivo, momentos antes do clássico realizado na Ressaqueda, num programa de uma das rádios da emissora (CBN), disse, talvez de forma irônica, em alto e bom tom que o hino do Figueirense não tem empatia entre os próprios torcedores, e além disso sugeriu, pasmem, que fosse feita uma nova melodia para o mesmo. E não me venham com essa de que houve um erro de interpretação do que ele disse. Por favor!

Se alguém lhe disser que a parede é branca, você vai saber interpretar e entender perfeitamente o que ele quis dizer, ou seja, que a parede é branca. "Ah não, ele não disse que a parede é branca, na verdade ele quis dizer que a parede não é escura, mas não necessariamente que é branca". Sai fora!

O cidadão solta uma pérola como esta e ainda por cima querem que o torcedor fique calado? Não senhor, foi-se o tempo em que as coisas eram ditas e tudo ficava por isso mesmo. Prova disso foi o sentimento de revolta e indignação que tomou conta dos torcedores, que cobraram da diretoria uma postura igual ou semelhante àquela que ela teve, por exemplo, com o jornalista e editor do jornal O Globo, Toninho Nascimento, o qual no ano passado durante o programa Redação Sportv disse que o Figueirense era uma espécie de supermercado do empresário Eduardo Uram. Neste caso houve nota de repúdio no site oficial do clube, pedido de retratação etc. Já no caso do hino sem empatia a situação foi tratada de outra forma, deixada de lado, varrida para debaixo do tapete, como se nada tivesse acontecido.

Eu fiz um questionamento à assessora de imprensa do Figueirense, Karyna Pereira, acerca da reunião citada na nota. No twitter ela me respondeu dizendo que "Foi uma reunião de relacionamento que acontece com todos os veículos de comunicação". Sei...

Espero que os dirigentes alvinegros desta vez tenham ficado ao lado dos seus torcedores, os quais, diga-se de passagem, fizeram muito mais do que o seu papel de mero torcedor, defendendo com unhas e dentes a história do clube face comentários inúteis, levianos e absurdos de uma pessoa que difamou, SIM, o belo hino do Figueirense.

PS: Aliás, repararam como a postura do autor da opinião "hino sem empatia" mudou radicalmente em relação ao Figueirense nesta semana? Da água para o vinho, como num passe de mágica. Uma babação de ovo...

PS (Atualização - 14:52 - 02/03/2012): Fatos ocorridos em Camboriú, na última rodada do primeiro turno, no jogo entre Camboriú e Figueirense, também podem ter motivado a reunião entre dirigentes e representantes da emissora gaudéria. Mas, neste caso, o que o Figueirense (clube) tem ou teria a ver com isso? Querem que o torcedor seja impedido de se manifestar?

8 comentários:

Marcos disse...

Depois eles vem falar em Liberdade de Expressão e "Cartilha de Ética" do tal Grupo. HIPÓCRITAS!

Estão merecendo outro TT's.

#LiberdadeDeExpressãoRBS?

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Esqueceram de complementar o título da cartilha, na verdade é "Cartilha de Ética Para Não Ser Seguida".

Michel Vieira disse...

Leandro, eu fui no jogo contra o Camboriú lá onde o Figueirense venceu por 5 a 1, e olha só, eu tenho certeza que essa reunião foi feita pelo que aconteceu lá e não pelo que aconteceu com o Castiel.

É o seguinte, por diversas vezes a torcida alvinegra cantou alto a famosa musiquinha: EI RBS, VAI TOMAR NO C%$##@

Mas isso já virou rotina, e praticamente todas torcidas grandes de SC cantam isso quando esta nobre empresa gaúcha transmite jogos daqui.

Mas o motivo mesmo que levou a ter esta reunião é o seguinte. No final do jogo em Camboriú, Giovane Martineli e Renato Semensati se preparavam para entrar ao vivo dentro da cabine, e quando entraram ao vivo, a torcida, mas de 20 torcedores normais do Figueirense começaram a cantar novamente e começaram a bater no vidro da cabine deles, quem estava vendo ao vivo deve ter percebido, quase que os torcedores quebram aquele vidro e ai a policia teve que intervir.

Tenho certeza que foi esse o motivo.

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Será? Mas se porventura for, o que será que eles pediram? Para a diretoria do Figueirense proibir os torcedores de se manifestarem no estádio?

Era só o que faltava...

Ingrid disse...

O que a RBS deveria fazer e não faz é exigir ética profissional dos seus funcionários . Resolveria o problema da "hostilidade " que eles estão falando . Ela não veio de graça .
Agora , Era só o que faltava , essa história ainda sobrar para a torcida . Ai meu amigo .....

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Cara a RBostaS é a única empresa que não considera que os clientes tem razão, vão pensar cambada de gauchos soberbos, não tem não, meu ouvido não é pinico para ouvir asneiras e bater palma, RBS vai tomar .....

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A RBostaS, é a única empresa que o Cliente não tem razão, vão pensar cambada de gaúchos soberbos, não tem não, meu ouvido não é pinico para ouvir merda e bater palmas, RBS vai tomar .....

Luis disse...

excelente post leandro

critica a esse castiel nao pode, é incrivel como ele tenta enaltecer o avai e arranjar coisa pra diminuir o figueirense, parece ate lei dentro daquela empresa, todos os demais fazem o mesmo por la

agora quando os caras falam a verdade que o figueira é a chocadeira do uram, dae ficam cheios de nao me toque?? vao pastar!!!

e outra, sera que o castiel é de vidro e nao pode ser cornetado??

pra falar de jogador ele é homem, agora nao pode ser criticado.. e isso que ninguem tocou nele

lembro quando o paulo brito levou um esporro da torcida naquele jogo que o figueira goleou de 4x1 o juventude em 2005 no scarpelli, no intervalo o paulo brito foi falar que o edmundo nao tava jogando nada e bla bla bla, o edmundo foi la e fez um gol olimpico e mais outro ainda, e a torcida homenageou o paulo brito com um belo vai tomar no cu filha da puta huahuhuahuahua

ele ficou putinho na hora, mas nem por isso teve esse protencionismo

vergonhosa a açao do clube

eu ate nao tava dando bola pra essa amizadezinha do clube com alguns colunistas, so nao tava gostando nada do clube ser usado como campinho de churrasqueira de alguns dirigentes pra jogar contra o pior sangue suga dessa cidade..

mas beleza, agora essa ae foi demais..

é o fim da picada

outra coisa

confio, tenho certeza que o estadio vai sair, e tb tenho certeza que sera extremamente danoso ao clube..

claro que transparencia que é bom nada, nao veremos a cor do contrato

por isso temos que montar uma força tarefa pra encontrar o contrato do figueirense com a prosul numa dessas ta no cartorio pra quem quiser ver