sábado, 30 de março de 2013

Estatísticas só para inglês ver...


A necessidade desesperadora que os torcedores do Time do Mangue têm de provar que são os maiores do Estado chega a ser deprimente. Qualquer pesquisa que coloque eles na frente, mesmo quando o resultado dá empate, é imediatamente apresentada ao público e taxada como verdadeira. Em contrapartida, aquilo que se vê na prática é totalmente diferente do que mostram estas pesquisas. Não cabe a mim questionar os números, até porque acredito que a Pluri Consultoria seja uma empresa séria. Todavia, algo neste ano me chamou a atenção. Vejamos...

Campeão Brasileiro de 1985, atual tricampeão do Campeonato Paranaense e finalista das últimas duas edições da Copa do Brasil, é no mínimo estranho um clube como o Coritiba ter apenas 0,1% de torcedores a mais do que Figueirense e Time do Mangue. Mas o que causou espanto de verdade foi notar que de um ano para cá, sabe-se lá porque, o time paranaense "perdeu" aproximadamente 0,6% de torcedores. Isso mesmo, o Coritiba perdeu, segundo pesquisa apresentada em 2012, pela mesma Pluri Consultoria, mais da metade do total de torcedores. Como assim? Todo esse pessoal morreu ou simplesmente resolveu torcer para outros times?

Se a torcida do Time do Mangue é a maior, por que a torcida do Figueirense tem mais seguidores no Facebook?

Se a torcida do Time do Mangue é a maior, por que a torcida do Figueirense tem mais seguidores no Twitter?

Se a torcida do Time do Mangue é a maior, por que a torcida do Figueirense tinha mais seguidores no "falecido" Orkut?

Se a torcida do Time do mangue é a maior, por que o Figueirense ao longo dos últimos anos tem uma média de público infinitamente superior a deles? (A média de público do Jo"inveja" e do Cri"ciúme" também é maior do que a deles).

Se a torcida do Time do Mangue é a maior, por que o Figueirense sempre teve mais sócios do que eles?
Os torcedores alvinegros não precisam se basear em números de pesquisas, para saber se realmente temos ou não a maior torcida do Estado. Na verdade, não nos preocupamos com isso, principalmente porque a realidade é do conhecimento de todos. Tenho pena dos torcedores do Leão Banguela, que costumam viver num mundo paralelo, nesta realidade que somente eles acreditam.

E, para finalizar, como diria Joseph Goebbels: "Uma mentira contada mil vezes torna-se verdade".

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Eles se acham a maior porque são os que fazem o maior barulho a midia da capital é havaenus