terça-feira, 11 de janeiro de 2011

VALE A PENA?

Será que jogar amistosos ou marcar jogos treinos contra outras equipes antes de uma competição como o Campeonato Catarinense vale mesmo a pena para dar ritmo aos jogadores que estavam de férias por um considerável número de dias? Eu não vejo desta forma.

Particularmente, eu prefiro que os jogadores apenas treinem, pois quanto mais treinos forem feitos mais condicionamento físico os atletas adquirem. Um amistoso ou um jogo treino pouco interfere na condição física do atleta, além de interferir ainda menos no entrosamento da equipe. Muitas substituições são feitas durante o andamento da partida e o ritmo não é o mesmo. Além do que em qualquer jogo, mesmo sendo amistoso, o risco de um jogador se lesionar é grande.

O período de treinamentos, o que chamamos de “pré-temporada” é muito curto, se analisarmos que a temporada é longa. São quase dez meses de futebol durante quase todas as semanas. Os períodos de folga são poucos. No máximo duas semanas logo após o término dos Estaduais.

E outra situação que me faz crer que os amistosos não são interessantes é o fato de que a maioria das equipes são de um nível mais baixo, porém estão em melhores condições físicas, por estarem a mais tempo se preparando. Isso não é bom!

Acerca disso, penso que os dirigentes juntamente com a comissão técnica do Figueirense acertaram em não marcar nenhum amistoso ou jogo treino antes do início do Campeonato Catarinense. Neste momento o condicionamento físico é mais importante do que entrosamento, principalmente porque entrosamento não falta no grupo alvinegro.

Nenhum comentário: