sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Não há favorito para o clássico


Sinceramente eu não vejo o time do mangue como o favorito para o clássico. Verdade seja dita eles estão embalados após terem conquistado cinco vitórias consecutivas, algo que não acontecia desde 2010. São os líderes do campeonato, estão motivados, dizem, aliás, que é o "time da moda", Jesus, mas favorito é muita areira para o caminhãozinho deles. Vamos com calma, pézinhos no chão, vamos pessoal?

Neste início de campeonato duas coisas diferenciam o Figueirense do leão banguela: o número de gols sofridos e a posição em que ambos se encontram na tabela de classificação. 

Apenas isso, nada mais. Ou será que vão conseguir mudar meu ponto de vista e fazer com que eu afirme que o time deles é extramamente qualificado? O futebol que o azulino está apresentando é efetivamente superior ao nosso? Se for assim, a partir de agora vou passar a me preocupar ainda mais com o Figueirense, pois se o time do mangue está jogando muito mais do que o Figueirense é sinal de que a nossa situação está preta.

Vamos dar uma breve analisada nos jogos que ambos fizeram nesta última rodada e, se for o caso também, nas rodadas anteriores?

Figueirense: Se não tivéssemos levado aqueles dois gols em um minuto contra o Criciúma a partida, evidentemente, terminaria com o placar de 5 a 2 para nós. Nossa, vencemos com autoridade um dos postulantes ao título por 5 a 2 e agora partiremos com tudo para o clássico? Tadinho do leão banguela.

Calma, cocada! Erramos muito, falhamos demais, o time do Criciúma é muito fraco, fizemos cinco gols neles, vamos ser campeões do mundo, o Fred é o melhor do que o Thiago Silva... Levamos dois gols, tomamos sufoco no final do jogo, por pouco não sofremos o gol de empate, torcida desconfiada e preocupação para o clássico.

Vejam: Menos de 90 minutos foram suficientes para transformar o "timaço" do Figueirense num "timinho".

(...)

Time do mangue: Vamos enfrentar o lanterna da competição. Eles jogam em casa. Perigo? Nem tanto. Se quisermos a liderança não podemos voltar de lá sem os três pontos na bagagem. O problema é que, mesmo com quatro vitórias consecutivas, nosso time não está jogando bem e os questionamentos sobre nós são muito grandes.

Começamos bem o jogo, fizemos um gol logo de cara no Marcílio. Goleada à vista? O tempo passa, o tempo voa, mas o rendimento da equipe começa a cair. O Marcílio "cresce" no jogo e consegue fazer o gol de empate.

Que partida ruim, que jogo sonolento, que futebol medíocre que os dois times estão apresentando. Será que estamos vendo o replay daquele jogo contra o Brusque? 

Segundo tempo, tudo a mesma coisa, de repente o Ovelha providencia uma alteração pontual. Cléverson entra, faz o seu gol e dali para frente a porteira do Marcílio se abriu. 

Vem o terceiro, o quarto, o quinto gol... Que máquina, que timaço, que espetáculo! Te cuida, Barcelona. Ao final do jogo, num lance totalmente bisonho, Moretto nos fez lembrar do Marcos na final do campeonato mundial entre Palmeiras e Manchester, mas por ter créditos com a torcida a falha passou desapercebida.


Agora somos líderes e não tem para ninguém. No clássico só existe um favorito e este favorito somos nós.



Veram: Menos de 90 minutos foram suficientes para transformar um "jogo sonolento" em um "jogaço" e o time do mangue no melhor do campeonato.

Resumo da ópera: Não há favorito para o clássico. Existe, apenas, um time em que se encontra numa situação melhor do que o outro na tabela de classificação. O "momento maravilhoso" do time do mangue é uma distância de apenas quatro pontos, a qual poderá - e eu acredito que deverá - ser reduzia a um pontinho após o término da partida.

Desde quando jogar na Ressaqueda foi problema para o Figueirense? Há quanto tempo não perdemos para eles naquele muquinfo? Quem tem que ficar preocupado não somos nós, e sim eles.

Se o time do Figueirense é ruim, o deles também é. Vencer quatro ou cinco jogos de forma consecutiva no Catarinense não é lá essas coisas. É, mas aí vocês vão me dizer: "Se não é essas coisas, por que então o Figueirense não venceu também?". Verdade, quem me perguntar isso terá toda a razão. Não venceu porque foi incompetente, já que time por time não tem nenhum que chegue perto do nosso. Afirmo, repito e re-re-repito isso quantas vezes for necessário.

Mas deixem os torcedores (sofredores) do leão banguela acreditarem que eles são os favoritos para o jogo, deixem. Eles adoram se iludir com pouco coisa. Até ontem eu via uns dizendo que o Capixaba não seria titular nem em time amador da cidade e agora é reverenciado por ter feito gols em dois jogos seguidos.


Torcedor (sofredor) do azulino é assim mesmo, estamos acostumados com isso. Os caras compram meio quilo que carne de pescoço, acreditam que compraram 50 quilos de picanha e depois saem por aí dizendo que o "churrasco" do final de semana foi maravilhoso.

Sai da pedra, marisco. O clássico vai ser nosso! Tú dixxx?!

Nenhum comentário: