terça-feira, 10 de abril de 2012

Fórmula medonha

Não há porque reclamar da fórmula de disputa do campeonato catarinense, sendo você torcedor do Figueirense ou de outro time qualquer. A fórmula é excelente ora bolas, premia o melhor, aquele time que fez mais pontos, que foi mais regular, que realmente mereceu o título face os resultados obtidos dentro de campo. Ou será que eu estou equivocado no meu ponto de vista?

Os dirigentes sabem o que fazem. Quando eles se sentaram ao redor de uma mesa para definir a fórmula do campeonato desse ano e do ano anterior, não tenho dúvidas de que eles sabiam o que estavam fazendo. São uns gênios. Merecem o reconhecimento de todos, inclusive de nós, torcedores.

Agora, falando sério: Do que adianta vencer o primeiro turno e também o segundo turno de um campeonato como o catarinense? Nada, absolutamente nada. Ter a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas semifinais e de decidir em casa o segundo jogo é extremamente relativo. Aquilo que fora feito em 18 rodadas é simplesmente deixado de lado, uma vez que tudo pode acontecer em apenas 180 minutos, ou até mesmo em 90 minutos (um jogo), se, por exemplo, ocorrer um imprevisto gigantesco na primeira partida da semifinal. Nunca se sabe.

Nosso time conquistou o primeiro turno e provavelmente conquistará, também, o segundo, com sobras, porém, mesmo assim o Figueirense não será o campeão do campeonato catarinense, já que a fórmula é simplesmente ridícula. É, certamente, o único campeonato em que o vencedor de dois turnos não ganha o título da competição de forma antecipada. Definitivamente, podemos chegar a seguinte conclusão: O campeonato catarinense não premia a regularidade, não premia o time que fez a melhor campanha e não premia quem obteve as melhores estatísticas.

O campeonato paulista também tem mata-mata, só que a diferença é que lá acontece apenas um turno; oito times se classificam e depois se enfrentam na fase final. É outro campeonato que, também, não premia a regularidade. O São Paulo, que é o líder da competição, e que tem 43 pontos, hoje pegaria a Ponte Preta, oitava colocada, com 28 pontos, ou seja, 15 pontos de diferença entre as duas equipes. No entanto, como lá o mata-mata será decidido em apenas um jogo - somente a final terá dois jogos -, a Ponte, que tem 15 pontos a menos do que o São Paulo, pode eliminá-los numa única partida e com isso avançar na competição. Injusto!

No campeonato carioca, que tem dois turnos, da mesma forma que o catarinense, o campeão do turno, entretanto, se for campeão do returno, conquista o campeonato de forma antecipada, sem a necessidade de semifinal, final ou seja lá o que for. Mas, se houver um time campeão do turno e outro do returno, neste caso os dois se enfrentam numa final para decidir o título da competição. Justo!

O campeonato catarinense é uma bagunça, em todos os sentidos, e os grandes culpados são os dirigentes dos clubes, que, sabe-se lá porque, aprovaram uma fórmula de disputa como essa. Entra ano e sai ano, mas eles não aprendem. O que será que se passa na cabeça deles? Duvido, e como, que a emissora detentora dos direitos de transmissão do campeonato não tenha nada a ver com a história.

3 comentários:

@biro_carlos disse...

vc falando do campeonato paulista, me lembrou do brasileiro de 96, onde o Gaymio(time estrangeiro,kkk) foi campeão em cima da portuguesa, onde tinham se classificado 6° e 8° lugar respectivamente, onde já no 1° mata-mata, os 4 primeiros colocados já foram eliminados. Formula ridicula que com esse retorno ao paulistão, daqui a pouco vão querer de volta no brasileiro.

Leandro Ouriques dos Santos disse...

Em 2002, quando o Santos foi o campeão brasileiro, à época eles se classificaram em oitavo e, por causa do mata-mata, chegaram à final do campeonato e se sagraram campeões.

angela disse...

Penso que, só seu Delfim e os presidentes dos clubes,estão satisfeitos e entendem; pq eu e mtos torcedores não conseguimos entender a lógica deste campeonato.
Abraço fraterno