quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um pouco de verdade sobre o "trem pagador" do campeonato catarinense

Vocês sabem por que o Joinville é considerado pela emissora gaudéria - que fique bem claro isso - o "trem pagador" do futebol catarinense? Vou lhes explicar, e prometo ser breve.

Segundo fora informado pelo site FutebolSC, o Figueirense tem a maior média de público do campeonato catarinense, com cerca de 8.259 torcedores por jogo; enquanto que o Joinville vem logo em seguida, com uma média de 8.181 torcedores por jogo. (Fonte)

Baseado nos dados acima apresentados, na prática quem deveria ter uma arrecadação maior é o Figueirense, porém não é bem isso que acontece, pois ao que parece quem "arrecada" mais é o Joinville. Vejam só:

O Figueirense, diferentemente do Joinville, nos jogos realizados no Scarpelli tem um público presente que gira em torno de 90 a 95% de sócios; já o time da cidade do balé, nos jogos realizados na Arena, tem uma média de aproximadamente 60% de sócios. Esse detalhe, que para muitos passa desapercebido, no final das contas acaba definindo o valor que cada clube arrecada por partida realizada em seus domínios.

Para quem não faz ideia de como se chega ao valor arrecadado nos jogos do campeonato catarinense, cada sócio presente no estádio, independentemente do clube, ou do local do jogo, na súmula o valor do "ingresso" equivale a 10 reais. Ou seja, eu, que sou sócio do Figueirense, quando vou a um jogo no Scarpelli "pago" apenas 10 reais, nem mais nem menos. Um torcedor, que é estudante, e que compra um ingresso no setor mais barato do Scarpelli, por conseguinte acaba pagando mais do que eu, que sou sócio.

Vou tirar como exemplo os jogos entre Figueirense e Joinville; tanto lá em Joinville como aqui, em Florianópolis.

Em Joinville, o público total foi de 8.312 torcedores, sendo que 6.056 foram sócios e 2.256 foram torcedores que compraram ingressos. (Fonte)

6.056 sócios = 60.560 reais
2.256 ingressos vendidos = 51.565 reais
8.312 total de público = 111.125 reais arrecadado

Em Florianópolis, o mesmo jogo teve um público total de 9.081, sendo que 8.497 foram sócios e 584, apenas, foram torcedores que compraram ingressos. (Fonte)

8.497 sócios = 84.970 reais
584 ingressos vendidos = 20.250 reais
9.081 total de público = 105.220 reais arrecadado

Espera aí: Como que num jogo, que tem um público de aproximadamente 700 torcedores a mais, cujos ingressos ainda por cima custam no mínimo o dobro, consegue arrecadar 6 mil reais a menos do que no jogo que teve menos publico no estádio?

Simples, a diferença está na questão dos sócios presentes. O valor arrecadado em relação aos sócios, que vai na súmula, é de apenas 10 reais, por isso a arrecadação do jogo em Florianópolis, neste caso, foi "menor" do que em Joinville, apesar do público ter sido maior.

Se o Joinville, ou qualquer outro clube vender 3 mil ingressos a 30 reais, o total arrecadado será de 90 mil reais. Certo? Agora, se no Scarpelli estiverem presentes 8.5 mil sócios, sem que nenhum ingresso seja vendido, o total arrecadado será de 85 mil reais, ou seja, 5 mil reais a menos. Está aí o verdadeiro motivo deste ou daquele clube arrecadar mais do que o outro, neste caso, o Joinville em relação ao Figueirense.

Eu não tenho dúvidas do verdadeiro "trem pagador" do campeonato catarinense...

3 comentários:

Marcos disse...

Só que deve ser lembrado tb, qual time leva mais público nos jogos fora de casa. Eles sabem quem é? Eu dou uma dica... começa com F, e termina com E:

F_ _ _ _ _ _ _ _ _ E

Lucas Eleutério da Silveira disse...

Ótimo post Leandro. Matou a cobra e mostrou o pau. Tem que mostrar esse pau pra diretoria (sem trocadilhos, por favor).
Infelizmente acontece alguma coisa obscura e incompreensível, aliás é um dos grandes mistérios do universo, o fato da diretoria do Figueira não entender que mais vale 1000 torcedores pagando R$25,00 do que 500 pagando R$50,00. Toda vez que penso nisso me dá até uma "comichão", como diria meu avô. Tem alguma coisa muito errada aí!

leonardo disse...

nao sei como ainda se das o trabalho de comentar isso ai

a coisa fica ainda mais disparelha quando comparamos os publicos historicos... trem pagador de um ano so ate o brusque ja foi...

so um time esta sempre nas cabeças de publico no Estado: Figueirense FC.