sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dois em um

Ainda sobre o assunto levantando ontem aqui no blog, sobre a construção de um estádio único em Floripa para Figueirense e Time do Mangue, segue comentário que eu fiz acerca das manifestações que o pessoal fez:

"A tendência no mundo inteiro é dos clubes terem seus próprios estádios. O que acontece com Milan e Inter (San Siro/Giuseppe Meazza), Bayern de Munique e 1860 München (Allianz Arena), Roma e Lazio (Estádio Olímpico) é exceção da exceção. Tirando os que eu citei agora, quais clubes do futebol europeu jogam em estádios, digamos, divididos, como está sendo proposto pelos presidentes de Figueirense e Leão Banguela? Poucos, praticamente nenhum!

Vejamos: na Inglaterra, nenhum; na Espanha, nenhum; na França, nenhum; em Portugal, nenhum; na Turquia, nenhum; na Itália, somente com Inter, Milan, Roma - a Roma inaugurará seu estádio próprio até 2016 - e Lazio; na Alemanha, somente com Bayern e 1860 Munchen; na Rússia, nenhum; até mesmo na Grécia todos os clubes têm estádio próprio.

Acontece que aqui no Brasil tudo é diferente. Nas décadas de 50, 60 e 70 muitos clubes não se preocuparam em construir seus estádios, pois os governos de cada Estado se dispuseram a fazer isso. Por pouco Santa Catarina, mais precisamente Floripa, também teve um "elefante branco", que seria erguido onde é a Via Expressa, no terreno do BIG ou da Havan. Com isso, vários clubes não se preocuparam em ter suas próprias praças esportivas.

Chegando aos dias atuais, a reforma e/ou construção dos estádios para a Copa do Mundo foram quase que 100% financiados pelo dinheiro público; Maracanã, Mineirão, Arena Pernambuco etc. Aí, evidentemente, fica muito fácil para Flamengo, Fluminense, Botafogo, Sport, Náutico, Cruzeiro e Atlético/MG "dividirem" estes estádios, pois não tiraram um centavo dos seus bolsos para construí-los. Sem contar que, além disso, a administração destes estádios não será deles, e sim de consórcios.

Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético/MG e Cruzeiro nunca tiveram estádios desde que foram fundados (estádios de verdade, não qualquer campo com dois lances de arquibancadas). Figueirense e Time do Mangue, por outro lado, têm dois grandes estádios, único patrimônio, já que ambos são clubes exclusivamente de futebol. Largar mão dos seus estádios próprios, para dividir um estádio seja lá onde for, com todo respeito, não trás benefícios para ninguém, pelo contrário".

-----

Agora, sobre o jogo contra o Jo"inveja", como falei anteriormente o Figueirense entrará em campo com várias alterações; lesões e suspensões, além do retorno de alguns titulares que não começaram atuando na última rodada, diante do Paysandu.

Adilson vai ter que se virar para montar o time. Espero, apenas, que ele não invente desta vez, e que não apareça com um Toscano da vida entre os titulares. A tendência é que ele não repita os mesmos erros e equívocos do último jogo, o problema é que vindo dele tudo é possível.

O Figueirense tem que aproveitar o momento pelo qual o time da cidade do balé está passando. Segundo consta, após o retorno da Copa das Confederações o Jo"inveja" é o time de pior campanha na Série B. Se eu não me engano são cinco ou seis jogos sem vencer. Sendo assim, o negócio, agora, é aproveitar a crise deles e trazer os três pontos de lá.

Não inventa, faz o feijão com arroz, que conquistamos essa vitória.

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Gostaria que alguem me dicesse quando o FFC venceu uma partida com o Juiz Roubaado Marques da Rosa